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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Jean Carlos da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-07T11:25:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-07T11:25:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Jean Carlos da Silva | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001344 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho teve como objeto de pesquisa a religião afro-brasileira do Candomblé e a mitologia dos orixás como temas centrais de análise. O objetivo consistiu em analisar as contribuições das histórias em quadrinhos para o fomento do conhecimento histórico sobre o Candomblé em sala de aula. Na metodologia, evidenciamos os diálogos estabelecidos com o método da observação participante, conforme Laville e Dionne (1999), e com o modelo de aula- oficina proposto por Barca (2006). A análise da HQ O Conto dos Orixás, de autoria do desenhista e quadrinista baiano Hugo Canuto, proporcionou o conhecimento de importantes características da religiosidade e da cultura afro-brasileira, permitindo a reflexão sobre aspectos a elas pertinentes no tempo presente, ressignificando conceitos e combatendo preconceitos. Ainda em nosso percurso metodológico, realizamos quatro aulas-oficina com alunos do Ensino Médio, as quais consistiram em encontros compostos por um intenso repertório de atividades, envolvendo aplicação de questionários, rodas de conversa e interpretação dos dados obtidos ao longo dos encontros. Nossa ação pedagógica, orientada pela valorização e habilitação das histórias em quadrinhos como fontes de saber, inseriu-se nas perspectivas que defendem a utilização de novas linguagens no ensino de História, além de favorecer a inclusão de diferentes formas de aprendizagem, respeitando os diversos perfis de educandos. A estética visual e narrativa das HQs, associada ao modelo de aulas-oficina e aos métodos de análise adotados, contribuiu para a promoção do conhecimento histórico, mediante o engajamento, a participação ativa e o protagonismo dos alunos. Tal processo resultou não apenas na aprendizagem acerca do Candomblé e da religiosidade afro-brasileira, mas também na promoção do respeito à diversidade religiosa em sala de aula e na sensibilização para a importância de compreender e respeitar as diferentes manifestações religiosas e culturais. Além da HQ O Conto dos Orixás, utilizamos como fontes de análise o Código Penal Brasileiro de 1890 e jornais baianos da década de 1920. Nesse percurso, dialogamos, em especial, com os seguintes teóricos: Isabel Barca (2006), François Hartog (2019) e Roger Chartier (2002). Espera-se que este trabalho contribua para o conhecimento sobre as religiões afro-brasileiras, em especial o Candomblé, e forneça estratégias que possibilitem sua abordagem nas salas de aula de História, destacando, entre elas, o uso das histórias em quadrinhos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4.525KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | candomblé; cultura afro-brasileira; ensino de história; história em quadrinhos; mitologia dos orixás. | pt_BR |
| Título: dc.title | A MITOLOGIA DOS ORIXÁS: O Candomblé em sala de aula através das Histórias em Quadrinhos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação/Tese | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Jean Carlos - Isaíde.pdf | 4.52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001344/2/Jean Carlos - Isaíde.pdfDownload |
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