ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRIA LOCAL: A ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO BERTOLDO FREIRE COMO LUGAR DE MEMÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVILASIM, LUCIENE DE SOUZA ALMEIDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-16T19:56:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-16T19:56:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Lucienept_BR
identificador: dc.identifier.otherProduto pedagógico - Lucienept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000977-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação investigou a temática Patrimônio Cultural com ênfase específica nos lugares de memória da Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire, localizada na cidade de São José dos Quatro Marcos-MT. Através do Ensino de História e da Educação Patrimonial, foi possível trazer para a discussão em sala de aula tanto o patrimônio oficial quanto o patrimônio afetivo existente no ambiente escolar. O estudo foi fundamentado em uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, realizada com os alunos do 6.o ano do Ensino Fundamental. Para a construção dos dados, foram utilizados questionários, oficinas interativas e atividades de campo. O objetivo central da pesquisa promover, por meio de uma sequência didática (SD) com realização de oficinas, a Educação Patrimonial entre alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da referida escola, com foco na compreensão de suas percepções sobre patrimônio cultural e lugares de memória. A Sequência Didática (SD) contou com atividades de discussão, análise dos espaços significativos e produção de desenhos e relatos, culminando em um processo de aprendizagem dinâmica e participativa, com autonomia e cooperação. O produto educacional resultou na criação de uma SD prática, que poderá ser aplicada ou ajustada conforme a necessidade do educador que esteja interessado em trabalhar a História Local como forma de Educação Patrimonial. O estudo despertou nos alunos uma percepção mais aguçada sobre a importância de preservar os lugares de memória e contribuir com uma apreciação afetiva da escola como um espaço cultural e histórico e que o ensino de História Local faz parte de seu cotidiano.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,5 e 2,1pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRIA LOCAL: A ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO BERTOLDO FREIRE COMO LUGAR DE MEMÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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