EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: TRAJETÓRIA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) EM CÁCERES-MT

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES, SILVANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-16T19:30:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-16T19:30:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherSilvana - Dissertaçãopt_BR
identificador: dc.identifier.otherSilvana - produto pedagógicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000976-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa intitulada, Educação em Direitos Humanos: trajetória e formação de educadores(as) em Cáceres-MT, foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), linha de pesquisa Saberes históricos no espaço escolar, tem como objetivo compreender como a EDH está sendo praticada na educação básica da rede pública do Estado de Mato Grosso, com foco no município de Cáceres. A problemática foi delineada da seguinte forma: como e em que medida o tema da Educação em Direitos Humanos (EDH) está sendo abordado no cotidiano educacional? A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos bibliográficos e documentais, em uma dinâmica descritiva e exploratória, utilizando a abordagem qualitativa dos marcos legislativos e das diretrizes educacionais do Estado brasileiro sobre o tema. Para a coleta de dados, utilizamos como fontes primárias os Regimentos Internos e os Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs) das instituições selecionadas para o estudo, além de projetos educacionais, planos de aula dos(as) professores(as) e um questionário aplicado aos(as) educadores(as). Os critérios observados na reflexão foram articulados nos âmbitos da caracterização das comunidades escolares, dos princípios e concepções educacionais, dos objetivos, dos currículos, da participação democrática, do ambiente escolar e da formação continuada sobre o tema. Por meio dessa análise, alcançamos nossos objetivos específicos em compreender a formação, o conhecimento e o desenvolvimento da prática pedagógica em relação ao tema na comunidade escolar; analisar os processos de luta que resultaram nos desdobramentos das normatizações, planos, programas e leis dos Direitos Humanos e da EDH no Brasil; despertar da consciência crítica sobre os Direitos Humanos e na promoção da EDH na comunidade escolar. No findar da pesquisa, propusemos a confecção de um caderno paradidático como produto pedagógico, com foco na temática dos Direitos Humanos. Acreditamos que tanto a pesquisa quanto o caderno paradidático elaborado possam contribuir para a promoção de práxis pedagógicas emancipatórias, evidenciando a necessidade de ampliar o conhecimento de todos(as) os(as) trabalhadores(as) da educação em relação à Educação em Direitos Humanos (EDH), com o intuito de conscientizar a comunidade escolar para a construção de uma sociedade mais justa, formada por indivíduos mais conscientes de seus direitos e deveres.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,0 e 3,0.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: TRAJETÓRIA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) EM CÁCERES-MTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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