Minuta de projeto político-pedagógico de curso FIC - Iniciação Pedagógica para Criadores de Conteúdo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerrreira, Tiago Juliano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-10T20:08:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-10T20:08:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-10-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacuinal ProfEpt - Tiagopt_BR
identificador: dc.identifier.otherPE - Atividade no Moodlept_BR
identificador: dc.identifier.otherFicha de avaliação do PTTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000887-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional desenvolvido nesta pesquisa consiste em uma proposta de curso de complementação pedagógica, no formato Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária de 40 horas, destinado a influenciadores digitais da área de Tecnologia da Informação (TI) que atuam em espaços não formais de ensino-aprendizagem mediados por plataformas digitais. A formação está fundamentada nos princípios da Pedagogia Histórico-Crítica e nos referenciais teóricos e normativos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente no que se refere ao trabalho como princípio educativo. O curso tem por objetivo oferecer aos influenciadores uma iniciação pedagógica crítica, que lhes permita reconhecer a dimensão educativa de sua atuação, ampliar sua intencionalidade formadora e qualificar seus processos de mediação de conhecimento. O conteúdo está estruturado em módulos temáticos que abordam: fundamentos da educação como prática social; didática histórico-crítica; mediação pedagógica em ambientes digitais; e ética e compromisso social na formação profissional. O curso foi concebido para ser implementado em ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), com certificação pela plataforma Aprenda Mais, o que garante sua viabilidade como proposta de política pública de formação continuada. Como parte do processo de validação do produto, uma aula piloto foi elaborada e aplicada com base na metodologia do ensino como mediação, a fim de testar a aplicabilidade da proposta em diálogo com os sujeitos-alvo da pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectIniciação Pedagógica para Criadores de Conteúdopt_BR
Título: dc.titleMinuta de projeto político-pedagógico de curso FIC - Iniciação Pedagógica para Criadores de Conteúdopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons