O Ensino de História e os alunos com TDAH

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFNTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJanete, Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-09T18:12:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-09T18:12:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherJanete Morais do Nascimento UFNTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000850-
Resumo: dc.description.abstractO presente texto resulta do trabalho de pesquisa sobre os processos de ensino e de aprendizagem de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) no contexto da disciplina de história no ensino fundamental. Além da socialização dos resultados da pesquisa, a presente dissertação apresenta proposta de desenvolvimento de um material didático-pedagógico que pretende contribuir no ensino de História em sala de aula, potencializando a aprendizagem, especialmente dos alunos com TDAH. O interesse pelo tema partiu da percepção da crescente presença de alunos nas escolas com diagnósticos de TDAH e, concomitante, materiais e métodos de ensino dissociados das características pessoais, como hiperatividade e desatenção desses alunos, o que, em tese, dificulta o aproveitamento escolar. É hipótese nesse estudo que a incipiência de estudos do tema no contexto educacional, especialmente na relação com o ensino de história, considerando também a ausência dessa discussão na formação inicial docente, dificulta o trabalho de professores e professoras, o que justificou essa proposta de estudo com o objetivo de analisar as dificuldades de ensino e de aprendizagem em História de estudantes com TDAH. Como resultado dos achados, se propõe alternativamente aos desafios percebidos, estratégias didático-pedagógicas em vistas ao enfrentamento do desafio personificado na relação entre conteúdo teórico e déficit de atenção. O estudo teve como referência alunos com TDAH matriculados nos anos finais do ensino fundamental na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Sancha Ferreira e Escola Estadual Modelo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.038 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTDAHpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Título: dc.titleO Ensino de História e os alunos com TDAHpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Janete Morais do Nascimento UFNT.pdfDissertação em Ensino de História, ProfHistória, UFNT, 20252.04 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1000850/2/Janete Morais do Nascimento UFNT.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons