ENTRE A LEI E A PRÁTICA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – ARAPUTANGA/MT

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDA SILVA, SIDINÉIA APARECIDA DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-09T21:26:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-09T21:26:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherSIDINÉIA APARECIDA DA SILVA - DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000839-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa que se apresenta tem como tema central “ENTRE A LEI E A PRÁTICA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – ARAPUTANGA/MT”. Analisou os impactos da Lei Federal n.o. 10.639/03, os desafios, possibilidades e avanços encontrados para implementação efetiva da referida Lei pelos professores de História, Artes e Língua Portuguesa, em uma escola pública estadual na cidade de Araputanga, Mato Grosso. A abordagem da pesquisa volta-se para o método qualitativo, cuja técnica utilizada para a coleta de dados se deu a partir do uso da entrevista, capaz de tecer um diálogo das narrativas dos professores com as fontes documentais. A abordagem teórico- conceitual concentrou-se na concepção decolonial para tratar a relação do ensino de História com a história das populações silenciadas historicamente, a partir da perspectiva de autores brasileiros como Elison Paim, Nilton Pereira Mullet, etc., entre outros. Quanto a questão do Ensino de História partimos das concepções de Circe Bittencourt, Carmem Gil, Selva Guimarães, Flávia Caimi dentre outros. As análises realizadas nessa pesquisa, nos revelou um cenário complexo e desafiador quanto a efetivação da Lei 10.639/03 na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, principalmente devido à persistência de narrativas eurocêntricas e ações racistas das quais estão enraizadas não somente no ambiente escolar, mas na estrutura da sociedade. Desse modo e a partir do que foi disposto pelos Professores Colaboradores, há a necessidade de reconhecer e combater o racismo em todas as suas formas, desde as mais explícitas até as mais sutis.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleENTRE A LEI E A PRÁTICA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – ARAPUTANGA/MTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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