
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, SELMA MARIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-09T21:18:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-09T21:18:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | SELMA MARIA FERREIRA - DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000838 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo analisar o Real Forte Príncipe da Beira como possibilidades de ensino de História bem como a educação patrimonial e a história local de Costa Marques, Rondônia, a partir da elaboração de uma proposta de aula de campo que pode ser realizada com estudantes do ensino médio, no interior do estado de Rondônia, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Com objetivo de construir um roteiro histórico-cultural para uma aula de campo nas ruínas do Real Forte Príncipe da Beira, no município de Costa Marques – RO, esta dissertação apresenta um estudo sobre a história de Rondônia como capitania de Mato Grosso, no período colonial a partir da segunda metade do século XVIII. As ruínas, hoje, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN, conservam características de uma época de intensas disputas de domínios coloniais entre as coroas portuguesa e espanhola na fronteira oeste da capitania de Mato Grosso. Com bibliografia diversificada sobre História, ensino de História, História Local, educação Patrimonial, foi possível explorar as potencialidades do Real Forte Príncipe da Beira para o ensino de História e história local de Costa Marques, a partir da realização de uma aula de campo com uma turma de primeira série do Ensino Médio. Elaborei um roteiro de preparação para uma aula de campo, que foi transformado em um material didático que chamamos Produto Pedagógico com a finalidade de inspirar professores e estudantes da rede básica de educação para o ensino e a aprendizagem da história local. Um dos objetivos da dissertação era saber como as aulas de campo e a educação patrimonial poderiam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de História de Rondônia entre os estudantes do ensino médio da rede básica de educação, e no decorrer da dissertação observei o quanto a metodologia adotada, a aula de campo, é capaz de contribuir, uma vez que são fundamentais para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra pois os conecta com a teoria de forma que a questionem, possibilitando desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre a História. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,2 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O REAL FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA/RO COMO LOCAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Selma Maria-dissertação.pdf | 3.28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000838/2/Selma Maria-dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons