EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O REAL FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA/RO COMO LOCAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, SELMA MARIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-09T21:18:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-09T21:18:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherSELMA MARIA FERREIRA - DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000838-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo analisar o Real Forte Príncipe da Beira como possibilidades de ensino de História bem como a educação patrimonial e a história local de Costa Marques, Rondônia, a partir da elaboração de uma proposta de aula de campo que pode ser realizada com estudantes do ensino médio, no interior do estado de Rondônia, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Com objetivo de construir um roteiro histórico-cultural para uma aula de campo nas ruínas do Real Forte Príncipe da Beira, no município de Costa Marques – RO, esta dissertação apresenta um estudo sobre a história de Rondônia como capitania de Mato Grosso, no período colonial a partir da segunda metade do século XVIII. As ruínas, hoje, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN, conservam características de uma época de intensas disputas de domínios coloniais entre as coroas portuguesa e espanhola na fronteira oeste da capitania de Mato Grosso. Com bibliografia diversificada sobre História, ensino de História, História Local, educação Patrimonial, foi possível explorar as potencialidades do Real Forte Príncipe da Beira para o ensino de História e história local de Costa Marques, a partir da realização de uma aula de campo com uma turma de primeira série do Ensino Médio. Elaborei um roteiro de preparação para uma aula de campo, que foi transformado em um material didático que chamamos Produto Pedagógico com a finalidade de inspirar professores e estudantes da rede básica de educação para o ensino e a aprendizagem da história local. Um dos objetivos da dissertação era saber como as aulas de campo e a educação patrimonial poderiam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de História de Rondônia entre os estudantes do ensino médio da rede básica de educação, e no decorrer da dissertação observei o quanto a metodologia adotada, a aula de campo, é capaz de contribuir, uma vez que são fundamentais para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra pois os conecta com a teoria de forma que a questionem, possibilitando desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre a História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,2 pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O REAL FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA/RO COMO LOCAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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