Educação Antirracista em Escolas de Tempo Integral em Palmas - TO: Desafios da Implementação da Lei 10.639/2003

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Autor(es): dc.contributorUFNTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorIone, Lira da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-09T17:53:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-09T17:53:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherIone Figueredo Lira da Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000831-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho teve como objetivo identificar os desafios para a implementação da Lei 10.639/2003 na prática docente de ensino de História em três escolas de tempo integral do município de Palmas - TO, no ano de 2023, enquanto mecanismo de combate ao racismo. Para tanto, fez-se pesquisa bibliográfica da temática da lei 10.639/200 para historicizar a promulgação da lei 10.639/2003, interpretar os dados quantitativos e qualitativos da percepção dos professores na implementação da Lei 10.639/2003, e para produção e realização do produto. A abordagem da pesquisa foi de âmbito quantitativa e qualitativa. No Alicerce teórico destacou-se autores que estudam Ensino de História, Currículo, Identidade, Decolonização, Racismo, Relações Étnico-raciais e Educação Antirracista. Assim, os desafios percebidos pelos professores para a implementação da Lei 10.639/2003 foram a ausência de: suporte de pessoal e financeiro de entidades mantenedoras em colaboração com o município, dotação orçamentária específica e de pessoal qualificado no município, formação inicial e continuada dos professores, e ausência de vigilância quanto à aplicabilidade da normativa. Testada a hipótese, de não implementação da normativa nas ETIs no ano de 2023, realizou-se, enquanto produto, uma oficina para os professores de História intitulada de “Lei 10.639/2003 – como ser um educador antirracista?”, a fim de contribuir para com a implementação da lei 10.639/2003 atendendo o do Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para Ensino das Relações Étnico-raciais e para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.803 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
Título: dc.titleEducação Antirracista em Escolas de Tempo Integral em Palmas - TO: Desafios da Implementação da Lei 10.639/2003pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Ione Figueredo Lira da Silva UFNT.pdfDissertação em Ensino de História, UFNT, 2025.7,8 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1000831/2/Ione Figueredo Lira da Silva UFNT.pdfDownload

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