ENSINO DE HISTÓRIA E A HISTÓRIA LOCAL EM ANGRA DOS REIS: PROPOSTA DE CADERNO PEDAGÓGICO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDA ROCHA, Simony Valim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-03T12:25:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-03T12:25:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E A HISTÓRIA LOCAL EM ANGRA DOS REIS: PROPOSTA DE CADERNO PEDAGÓGICO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E A HISTÓRIA LOCAL EM ANGRA DOS REIS: PROPOSTA DE CADERNO PEDAGÓGICO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL-TEXTOpt_BR
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E A HISTÓRIA LOCAL EM ANGRA DOS REIS: PROPOSTA DE CADERNO PEDAGÓGICO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL-TEXTOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000672-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa se propõe a tratar do ensino de história e a história local nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Angra dos Reis. O Documento Orientador Curricular da Rede Pública Municipal de Ensino de Angra dos Reis traz habilidades que abordam questões locais para os anos iniciais no componente curricular História, porém, não há material sistematizado para trabalhá-las. Nosso objetivo é analisar a pertinência e as potencialidades do trabalho com a história local nos anos iniciais, visando a elaboração de caderno pedagógico editável. Para tal, iremos revisitar a trajetória da discussão curricular em Angra dos Reis e a abordagem da história local; pesquisar aspectos gerais do trabalho com a história local, na dimensão temática e metodológica; compreender a construção de conceitos relativos à aprendizagem em História nos anos iniciais, utilizando revisão bibliográfica. Por fim, produzimos um caderno pedagógico editável sobre história local para o 3° ano do Ensino Fundamental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1465 KB/5.685 KB/6.239kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPofhistória; Ensino de História; Anos Iniciais; Ensino Fundamental; História Local; Angra dos Reis.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E A HISTÓRIA LOCAL EM ANGRA DOS REIS: PROPOSTA DE CADERNO PEDAGÓGICO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons