
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | DA ROCHA, Simony Valim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-03T12:25:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-03T12:25:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E A HISTÓRIA LOCAL EM ANGRA DOS REIS: PROPOSTA DE CADERNO PEDAGÓGICO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
| identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E A HISTÓRIA LOCAL EM ANGRA DOS REIS: PROPOSTA DE CADERNO PEDAGÓGICO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL-TEXTO | pt_BR |
| identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E A HISTÓRIA LOCAL EM ANGRA DOS REIS: PROPOSTA DE CADERNO PEDAGÓGICO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL-TEXTO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000672 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa se propõe a tratar do ensino de história e a história local nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Angra dos Reis. O Documento Orientador Curricular da Rede Pública Municipal de Ensino de Angra dos Reis traz habilidades que abordam questões locais para os anos iniciais no componente curricular História, porém, não há material sistematizado para trabalhá-las. Nosso objetivo é analisar a pertinência e as potencialidades do trabalho com a história local nos anos iniciais, visando a elaboração de caderno pedagógico editável. Para tal, iremos revisitar a trajetória da discussão curricular em Angra dos Reis e a abordagem da história local; pesquisar aspectos gerais do trabalho com a história local, na dimensão temática e metodológica; compreender a construção de conceitos relativos à aprendizagem em História nos anos iniciais, utilizando revisão bibliográfica. Por fim, produzimos um caderno pedagógico editável sobre história local para o 3° ano do Ensino Fundamental. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1465 KB/5.685 KB/6.239kB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Pofhistória; Ensino de História; Anos Iniciais; Ensino Fundamental; História Local; Angra dos Reis. | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E A HISTÓRIA LOCAL EM ANGRA DOS REIS: PROPOSTA DE CADERNO PEDAGÓGICO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons