Experiências de estudantes indígenas do povo Haliti Paresi nas escolas públicas em Tangará da Serra-MT(2008-2023).

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorÉdson César, Castoldi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-27T14:43:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-27T14:43:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Edsonpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000546-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação é um estudo sobre as experiências vivenciadas por estudantes e egressos do Povo Haliti Paresi em escolas públicas não indígenas no município de Tangará da Serra-MT. Busca levantar hipóteses e possibilidades de compreensão do processo de saída e retorno dos jovens estudantes desse povo, que, anualmente, saem de suas respectivas aldeias e se dirigem para as escolas não indígenas rurais ou urbanas no município de Tangará da Serra-MT. As entrevistas evidenciam as dificuldades por eles enfrentadas, tais como: diferença de culturas, distância em relação às suas aldeias, língua portuguesa, preconceitos, moradia, alimentação, transporte, formas diferentes de ensinar. Para isso, foi realizado um recorte temporal entre 2008 e 2023 que serviu de base para as entrevistas, sete ao todo, sendo quatro de estudantes e três de egressos. O objetivo foi levantar informações sobre os sonhos, desejos, dificuldades e vontade de voltar para o seio do Povo Haliti no intuito de contribuir para o desenvolvimento do seu povo com os conhecimentos adquiridos. Para chegar aos indígenas do Povo Haliti Paresi, no momento histórico atual, foram realizadas reflexões a partir de estudos antropológicos, arqueológicos e históricos sobre o processo de colonização europeia empreendida a partir de 1500 no território atualmente denominado Brasil, bem como acerca das consequências sofridas pelos povos indígenas no decorrer dos diferentes períodos históricos – colonial, imperial e republicano – em mais de 500 anos de colonização, domínio, escravização e extermínio. Cabe ressaltar as formas de resistência empreendidas pelos indígenas ao longo do tempo, como alianças, tratados, guerras, fugas, além de outras que garantiram a sobrevivência ao processo colonizador. Especificamente o Povo Haliti Paresi, mesmo colonizado, escravizado, explorado e exterminado por mais de cinco séculos, hoje, ainda mantém vivas suas tradições culturais e contribui significativamente para o desenvolvimento do município de Tangará da Serra e região.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Educação Escolar Indígena; Povos Indígenas; Povo Haliti Paresi; Resistência.pt_BR
Título: dc.titleExperiências de estudantes indígenas do povo Haliti Paresi nas escolas públicas em Tangará da Serra-MT(2008-2023).pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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