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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Édson César, Castoldi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-27T14:43:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-27T14:43:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Edson | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000546 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação é um estudo sobre as experiências vivenciadas por estudantes e egressos do Povo Haliti Paresi em escolas públicas não indígenas no município de Tangará da Serra-MT. Busca levantar hipóteses e possibilidades de compreensão do processo de saída e retorno dos jovens estudantes desse povo, que, anualmente, saem de suas respectivas aldeias e se dirigem para as escolas não indígenas rurais ou urbanas no município de Tangará da Serra-MT. As entrevistas evidenciam as dificuldades por eles enfrentadas, tais como: diferença de culturas, distância em relação às suas aldeias, língua portuguesa, preconceitos, moradia, alimentação, transporte, formas diferentes de ensinar. Para isso, foi realizado um recorte temporal entre 2008 e 2023 que serviu de base para as entrevistas, sete ao todo, sendo quatro de estudantes e três de egressos. O objetivo foi levantar informações sobre os sonhos, desejos, dificuldades e vontade de voltar para o seio do Povo Haliti no intuito de contribuir para o desenvolvimento do seu povo com os conhecimentos adquiridos. Para chegar aos indígenas do Povo Haliti Paresi, no momento histórico atual, foram realizadas reflexões a partir de estudos antropológicos, arqueológicos e históricos sobre o processo de colonização europeia empreendida a partir de 1500 no território atualmente denominado Brasil, bem como acerca das consequências sofridas pelos povos indígenas no decorrer dos diferentes períodos históricos – colonial, imperial e republicano – em mais de 500 anos de colonização, domínio, escravização e extermínio. Cabe ressaltar as formas de resistência empreendidas pelos indígenas ao longo do tempo, como alianças, tratados, guerras, fugas, além de outras que garantiram a sobrevivência ao processo colonizador. Especificamente o Povo Haliti Paresi, mesmo colonizado, escravizado, explorado e exterminado por mais de cinco séculos, hoje, ainda mantém vivas suas tradições culturais e contribui significativamente para o desenvolvimento do município de Tangará da Serra e região. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11,5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Educação Escolar Indígena; Povos Indígenas; Povo Haliti Paresi; Resistência. | pt_BR |
Título: dc.title | Experiências de estudantes indígenas do povo Haliti Paresi nas escolas públicas em Tangará da Serra-MT(2008-2023). | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Edson.pdf | 11,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000546/2/Dissertação Edson.pdfDownload |
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