PROTAGONISMO E CULTURAS INDÍGENAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: as representações sobre os indígenas nos livros didáticos e a produção de cartilha didática para o Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, VALDERLÂNE CARINA VIEIRA DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-10T14:27:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-10T14:27:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-28-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Valderlâneapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000245-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação, desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA, da Universidade de Pernambuco/Campus Mata Norte, apresenta uma análise das representações sobre os indígenas presentes nos livros didáticos de Ciências Humanas e suas Tecnologias após a implementação da Lei no 11. 645/08, que determina o ensino de História e Cultura Africana e Indígena Brasileira nas escolas brasileiras. Para o estudo, analisamos os materiais da coleção didática “Humanitas.doc”, de autoria de Jorge Ferreira, Ronaldo Vainfas, Sheila de Castro Faria, organizada pela editora Saraiva (2020), utilizados no Ensino Médio da rede estadual de Pernambuco. A pesquisa busca identificar as mudanças e as permanências nas abordagens sobre as populações e culturas indígenas no Brasil, inserindo-se em um contexto que busca a valorização e o respeito à diversidade cultural e étnica em nosso país. Como produto dessa dissertação, produzimos uma “Cartilha didática para o ensino de História Indígena” com o objetivo de contribuir com a prática pedagógica de professores e professoras de História com sugestões de como trabalhar a temática indígena, auxiliando assim na desconstrução de estereótipos sobre os povos indígenas bem como na valorização suas histórias e culturas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectIndígenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titlePROTAGONISMO E CULTURAS INDÍGENAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: as representações sobre os indígenas nos livros didáticos e a produção de cartilha didática para o Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons