
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, VALDERLÂNE CARINA VIEIRA DOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-10T14:27:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-10T14:27:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Valderlânea | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000245 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação, desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA, da Universidade de Pernambuco/Campus Mata Norte, apresenta uma análise das representações sobre os indígenas presentes nos livros didáticos de Ciências Humanas e suas Tecnologias após a implementação da Lei no 11. 645/08, que determina o ensino de História e Cultura Africana e Indígena Brasileira nas escolas brasileiras. Para o estudo, analisamos os materiais da coleção didática “Humanitas.doc”, de autoria de Jorge Ferreira, Ronaldo Vainfas, Sheila de Castro Faria, organizada pela editora Saraiva (2020), utilizados no Ensino Médio da rede estadual de Pernambuco. A pesquisa busca identificar as mudanças e as permanências nas abordagens sobre as populações e culturas indígenas no Brasil, inserindo-se em um contexto que busca a valorização e o respeito à diversidade cultural e étnica em nosso país. Como produto dessa dissertação, produzimos uma “Cartilha didática para o ensino de História Indígena” com o objetivo de contribuir com a prática pedagógica de professores e professoras de História com sugestões de como trabalhar a temática indígena, auxiliando assim na desconstrução de estereótipos sobre os povos indígenas bem como na valorização suas histórias e culturas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,9 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Indígenas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | PROTAGONISMO E CULTURAS INDÍGENAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: as representações sobre os indígenas nos livros didáticos e a produção de cartilha didática para o Ensino Médio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons