Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Título: | Explorando Novas Perspectivas com Tecnologia na Educação - Produção e Edição de Vídeos Educacionais com Câmeras 360° |
Autor(es) Principais: | |
Outros identificadores: | |
Data: | 19-Ago-2025 19-Ago-2025 19-Ago-2025 |
Palavras-chave: | A produção de vídeos educacionais em 360° tem ganhado destaque como uma ferramenta inovadora para promover a imersão, o engajamento e a personalização da experiência de aprendizagem. Este Recurso Educacional Aberto (REA) apresenta um guia prático e teórico sobre a criação de vídeos imersivos com câmeras 360°, abrangendo desde a concepção da ideia até a pós-produção e disponibilização em plataformas compatíveis. A proposta foi motivada pela crescente demanda por metodologias ativas e recursos audiovisuais que estimulem maior participação dos estudantes, ampliem o alcance do conteúdo e explorem a integração entre tecnologia e educação. Além disso, a adoção de vídeos 360° permite a exploração de ambientes virtuais realistas, facilitando o aprendizado em áreas como história, biologia e engenharia, onde a visualização espacial é crucial. O documento descreve as etapas fundamentais do processo, explora as principais ferramentas de edição e aponta recomendações técnicas e pedagógicas para a produção de conteúdo com alto impacto formativo. Também são abordados desafios comuns, como a necessidade de equipamentos acessíveis e técnicas de filmagem adaptadas a diferentes contextos educacionais. O REA foi elaborado por estudantes universitários do projeto de extensão Pioneiros do Amanhã no contexto do grupo i9UFPR, com foco no desenvolvimento de competências técnicas, comunicacionais e organizacionais. Como resultado, espera-se contribuir para a capacitação de educadores, estudantes e profissionais na criação de experiências educativas mais interativas e acessíveis, alinhadas com as tendências da educação 4.0 e as demandas do mercado atual. Dessa forma, o material busca fomentar a inovação didática e a inclusão digital no ensino superior e fundamental, incentivando a experimentação criativa e a adoção de novas tecnologias na educação. |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: