
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Soares, Victor Luiz | - |
| Autor(es): dc.creator | Mariano, André Bellin | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/98017 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/98017 | - |
| Descrição: dc.description | A produção de vídeos educacionais em 360° tem ganhado destaque como uma ferramenta inovadora para promover a imersão, o engajamento e a personalização da experiência de aprendizagem. Este Recurso Educacional Aberto (REA) apresenta um guia prático e teórico sobre a criação de vídeos imersivos com câmeras 360°, abrangendo desde a concepção da ideia até a pós-produção e disponibilização em plataformas compatíveis. A proposta foi motivada pela crescente demanda por metodologias ativas e recursos audiovisuais que estimulem maior participação dos estudantes, ampliem o alcance do conteúdo e explorem a integração entre tecnologia e educação. Além disso, a adoção de vídeos 360° permite a exploração de ambientes virtuais realistas, facilitando o aprendizado em áreas como história, biologia e engenharia, onde a visualização espacial é crucial. O documento descreve as etapas fundamentais do processo, explora as principais ferramentas de edição e aponta recomendações técnicas e pedagógicas para a produção de conteúdo com alto impacto formativo. Também são abordados desafios comuns, como a necessidade de equipamentos acessíveis e técnicas de filmagem adaptadas a diferentes contextos educacionais. O REA foi elaborado por estudantes universitários do projeto de extensão Pioneiros do Amanhã no contexto do grupo i9UFPR, com foco no desenvolvimento de competências técnicas, comunicacionais e organizacionais. Como resultado, espera-se contribuir para a capacitação de educadores, estudantes e profissionais na criação de experiências educativas mais interativas e acessíveis, alinhadas com as tendências da educação 4.0 e as demandas do mercado atual. Dessa forma, o material busca fomentar a inovação didática e a inclusão digital no ensino superior e fundamental, incentivando a experimentação criativa e a adoção de novas tecnologias na educação. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | REA-I9UFPR;0001 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | A produção de vídeos educacionais em 360° tem ganhado destaque como uma ferramenta inovadora para promover a imersão, o engajamento e a personalização da experiência de aprendizagem. Este Recurso Educacional Aberto (REA) apresenta um guia prático e teórico sobre a criação de vídeos imersivos com câmeras 360°, abrangendo desde a concepção da ideia até a pós-produção e disponibilização em plataformas compatíveis. A proposta foi motivada pela crescente demanda por metodologias ativas e recursos audiovisuais que estimulem maior participação dos estudantes, ampliem o alcance do conteúdo e explorem a integração entre tecnologia e educação. Além disso, a adoção de vídeos 360° permite a exploração de ambientes virtuais realistas, facilitando o aprendizado em áreas como história, biologia e engenharia, onde a visualização espacial é crucial. O documento descreve as etapas fundamentais do processo, explora as principais ferramentas de edição e aponta recomendações técnicas e pedagógicas para a produção de conteúdo com alto impacto formativo. Também são abordados desafios comuns, como a necessidade de equipamentos acessíveis e técnicas de filmagem adaptadas a diferentes contextos educacionais. O REA foi elaborado por estudantes universitários do projeto de extensão Pioneiros do Amanhã no contexto do grupo i9UFPR, com foco no desenvolvimento de competências técnicas, comunicacionais e organizacionais. Como resultado, espera-se contribuir para a capacitação de educadores, estudantes e profissionais na criação de experiências educativas mais interativas e acessíveis, alinhadas com as tendências da educação 4.0 e as demandas do mercado atual. Dessa forma, o material busca fomentar a inovação didática e a inclusão digital no ensino superior e fundamental, incentivando a experimentação criativa e a adoção de novas tecnologias na educação. | - |
| Título: dc.title | Explorando Novas Perspectivas com Tecnologia na Educação - Produção e Edição de Vídeos Educacionais com Câmeras 360° | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: