Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Hamamoto Filho, Pedro Tadao | - |
Autor(es): dc.creator | Hashimoto, Miriam | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Alba Regina de Abreu | - |
Autor(es): dc.creator | Diehl, Leandro Arthur | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Neide Tomimura | - |
Autor(es): dc.creator | Rehder, Patrícia Moretti | - |
Autor(es): dc.creator | Yarak, Samira | - |
Autor(es): dc.creator | de Andrade, Maria Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Hafner, Maria de Lourdes Marmorato Botta | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Zilda Maria Tosta | - |
Autor(es): dc.creator | Moriguti, Júlio César | - |
Autor(es): dc.creator | Bicudo, Angélica Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:15:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:15:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2023.0291.R1.13052024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301434 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301434 | - |
Descrição: dc.description | BACKGROUND: Brazilian medical schools equitably divide their medical education assessments into five content areas: internal medicine, surgery, pediatrics, obstetrics and gynecology, and public health. However, this division does not follow international patterns and may threaten the examinations’ reliability and validity. OBJECTIVE: To assess the reliability indices of the content areas of serial, cross-institutional progress test examinations. DESIGN AND SETTINGS: This was an analytical, observational, and cross-sectional study conducted at nine public medical schools (mainly from the state of São Paulo) with progress test examinations conducted between 2017 and 2023. METHODS: The examinations covered the areas of basic sciences, internal medicine, surgery, pediatrics, obstetrics and gynecology, and public health. We calculated reliability indices using Cronbach’s α, which indicates the internal consistency of a test. We used simple linear regressions to analyze temporal trends. RESULTS: The results showed that the Cronbach’s α for basic sciences and internal medicine presented lower values, whereas gynecology, obstetrics, and public health presented higher values. After changes in the number of items and the exclusion of basic sciences as a separate content area, internal medicine ranked highest in 2023. Individually, all content areas except pediatrics remained stable over time. CONCLUSIONS: Maintaining an equitable division in assessment content may lead to suboptimal results in terms of assessment reliability, especially for internal medicine. Therefore, content sampling of medical knowledge for general assessments should be reappraised. | - |
Descrição: dc.description | Departament of Neurology Psychology and Psychiatry Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Departament of Pediatrics Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Departament of Molecular Biology Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), SP | - |
Descrição: dc.description | Departament of Internal Medicine Universidade Estadual de Londrina (UEL), PR | - |
Descrição: dc.description | Departament of Tocogynecology Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), SP | - |
Descrição: dc.description | Departament of Dermatology Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Departament of Pediatrics Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Academic Assessment Center Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), SP | - |
Descrição: dc.description | Departament of Internal Medicine Universidade de São Paulo (USP), SP | - |
Descrição: dc.description | Departamentof Pediatrics Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), SP | - |
Descrição: dc.description | Departament of Neurology Psychology and Psychiatry Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Departament of Pediatrics Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Sao Paulo Medical Journal | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, medical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational measurement.Reliability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internal medicine | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medical education assessments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Progress test | - |
Título: dc.title | Reliability across content areas in progress tests assessing medical knowledge: a Brazilian cross-sectional study with implications for medical education assessments | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: