O canto coral sob a perspectiva da educação musical formal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAssumpção, Solange Roseli Martinelli de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T23:32:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T23:32:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/154670-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/08-05-2017/000215693.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/154670-
Descrição: dc.descriptionPós-graduação em Música - IA-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation consists of the analysis of a specific case of the course "Canto Coral" (choral singing) included in the music course of the Arts Foundation of São Caetano do Sul, with theoretical base on authors who have written about music, education and related areas: Edgar Morin, Jean Piaget, Howard Gardner, Émile Dalcroze, Zoltán Kodály e Doreen Rao Our investigation sought out the links between the ideas of these authors which converge in the central point of our discussion - the importance of relating, in the construction of knowledge, action to understanding, the figurative to the formal, intuition to analysis Musical understanding is understood as an individual construction which each one creates through his experience and in which the human capacities of intuition and analysis connect to integrate diverse levels of understanding In face of the importance of choral singing in musical education, this study reflects on the following: on the fact that the course functions, in practice, as complementary and on pedagogic and musical ways to make it more significant in the creation musicians.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho consiste na análise de um caso especifico da disciplina Canto Coral inserida no curso livre de Formaçào Musical da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, fundamentando-se em autores da área musical e de áreas afins: Edgar Morin, Jean Piaget, Howard Gardner, Keith Swanwick, Émile Dalcroze, Zoltán Kodály e Doreen Rao. A investigação buscou os elos entre as idéias destes autores que convergem para o ponto central de nossa discussão, a qual consiste na importância de relacionar, na construção do conhecimento, o agir e o compreender, o figurativo e o formal, a intuição e a análise. O conhecimento musical é compreendido como uma construção própria que cada indivíduo realiza a partir da experiência e em que as capacidades humanas de intuição e análise entrelaçam-se para integrar os diversos níveis de conhecimento. Diante da importância do Canto Coral na formação do músico, o estudo refletiu sobre: o fato de a disciplina funcionar, na prática, como complementar e algumas formas e práticas pedagógico-musicais para tomá-la mais significativa na formação do músico.-
Formato: dc.format150 f.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMusic Instruction and study-
Palavras-chave: dc.subjectMusica - Instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectCanto coral-
Palavras-chave: dc.subjectRegência de coros-
Título: dc.titleO canto coral sob a perspectiva da educação musical formal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.