Estratégias para a transição ensino médio-superior em um curso de licenciatura em matemática a distância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Marcelo da Silva-
Autor(es): dc.creatorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.creatorCamargo, Eliane Amiune-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:01:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:01:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3203-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3203-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, discutem-se os desafios para a realização da transição para o ensino superior em um curso de formação inicial de professores de matemática a distância, na modalidade semipresencial. O foco da pesquisa está na análise das estratégias de acolhimento e adaptação dos alunos aos processos de ensino-aprendizagem adotados no curso, especialmente as que preveem o uso de tecnologias de informação e comunicação para auxiliá-los a superar as suas deficiências na formação elementar e as dificuldades encontradas nas primeiras disciplinas de matemática de nível superior. Para avaliar os resultados das medidas adotadas, foram coletados e analisados dados relativos ao desempenho dos alunos nas disciplinas iniciais do curso, os níveis de aprovação, reprovação e abandono. Esses dados foram extraídos do sistema acadêmico e do ambiente virtual de aprendizagem. Foram também avaliados dados subjetivos, como as opiniões dos estudantes, postadas nos fóruns de discussões das disciplinas, e dos professores e tutores, sobre as ações de tutoria, processos de acompanhamento e os instrumentos de avaliação.-
Descrição: dc.descriptionIn this paper, we discuss the challenges of making the transition to higher education in an undergraduate course in mathematics offered in blended modality. The research is focused on the analysis of host strategies for supporting students to solve their deficiencies in elementary training and to overcome difficulties they face in initial mathematical disciplines of higher education, mainly those using interaction and communication technologies. To evaluate the effects of such actions, data about students' performance in initial disciplines are analyzed, considering levels of approval, failure and abandonment. Those data were extracted from the academic system and from the virtual learning environment. Some subjective data were also evaluated, as student´s posts in forums and teaching team assertions on tutoring actions, monitoring processes and assessment tools.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Publicador: dc.publisherLE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTransição ensino médio-superior-
Palavras-chave: dc.subjectDificuldades de aprendizagem em matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMeios e processos em EaD-
Palavras-chave: dc.subjectTransition from high school to higher education-
Palavras-chave: dc.subjectLearning difficulties in mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectResources and processes in distance education-
Palavras-chave: dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning-
Título: dc.titleEstratégias para a transição ensino médio-superior em um curso de licenciatura em matemática a distância-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.