Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fialho, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:00:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:00:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/2984 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2984 | - |
Descrição: dc.description | A evolução da EaD não pode dissociar-se da evolução tecnológica, é relevante referir que as ferramentas Web 2.0 revolucionaram aInternet e criaram condições para o desenvolvimento do e-learning 2.0. SegundoDownes (2006), este conceito significa ultrapassar as rígidas fronteiras dosLMS convencionais para utilizar um vasto repertório de ferramentas e recursosWeb gratuitos, facilitar a criação de redes sociais e criar comunidades deaprendizagem.A experiência que pretendopartilhar/apresentar insere-se na Unidade Curricular, Comunicação Educacionaldo Mestrado de Comunicação Educacional Multimédia 2012/13, desenvolvido em ambiente virtual totalmente online.A proposta da atividade consistia na elaboração de um ensaio a partir de quatroBlocos/Temas disponibilizados pelo docente da Unidade Curricular. Após aprimeira fase que consistiu na consulta atenta do material disponibilizado e natroca de impressões com colegas e professor na plataforma ELGG e no respetivofórum de discussão, a minha opção recaiu na temática “Infografias”.O objetivo do trabalho é enfatizar recursos multimédia, designadamente, Infografias, estáticas e animadas, o projeto é complementado com uma página Web onde se poderá aceder aos mesmos conteúdos mas privilegiandouma vertente interativa, animada e multimédia. Contudo, existiu também uma estratégia que visa partir, do geral para o particular. Em primeiro lugarfaz-se uma abordagem genérica da Educação a Distância, depois dá-se algum relevo à dicotomia Pedagogia/Tecnologia, apresentando algumas Teorias e respetivos Teóricos que contribuíram para a evolução da EaD, destacando Tony Bates, GeorgeSiemens, Peter Tittenberger, entre outros, fazendo então a abordagem da Tecnologia como Ferramenta importante no processo educacional. A estratégia leva-nos à infografia como recurso relevantenum novo paradigma educacional. A abordagem conceptual da Informação é realizada, assim como a sua relação com a Infografia e o Infográfico. Noentanto, enquanto Designer de Comunicação, a preocupação gráfica esteve sempre presente neste projeto, sendo construídas de raiz várias infografias estáticas e animadas. O conceito gráfico do projeto baseou-se em termos visuais, quer ao nível do documento (formato pdf) quer ao nível do hiperespaço (página Web) na analogia gráfica do “Sketch book” pretendendo criar uma narrativa visual. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Publicador: dc.publisher | LE@D | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferramentas educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem colaborativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Partilha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novo paradigma educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | - |
Título: dc.title | O vídeo, ferramenta tecnológica como estratégia para aprendizagens bem sucedidas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: