O vídeo, ferramenta tecnológica como estratégia para aprendizagens bem sucedidas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFialho, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2984-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2984-
Descrição: dc.descriptionA evolução da EaD não pode dissociar-se da evolução tecnológica, é relevante referir que as ferramentas Web 2.0 revolucionaram aInternet e criaram condições para o desenvolvimento do e-learning 2.0. SegundoDownes (2006), este conceito significa ultrapassar as rígidas fronteiras dosLMS convencionais para utilizar um vasto repertório de ferramentas e recursosWeb gratuitos, facilitar a criação de redes sociais e criar comunidades deaprendizagem.A experiência que pretendopartilhar/apresentar insere-se na Unidade Curricular, Comunicação Educacionaldo Mestrado de Comunicação Educacional Multimédia 2012/13, desenvolvido em ambiente virtual totalmente online.A proposta da atividade consistia na elaboração de um ensaio a partir de quatroBlocos/Temas disponibilizados pelo docente da Unidade Curricular. Após aprimeira fase que consistiu na consulta atenta do material disponibilizado e natroca de impressões com colegas e professor na plataforma ELGG e no respetivofórum de discussão, a minha opção recaiu na temática “Infografias”.O objetivo do trabalho é enfatizar recursos multimédia, designadamente, Infografias, estáticas e animadas, o projeto é complementado com uma página Web onde se poderá aceder aos mesmos conteúdos mas privilegiandouma vertente interativa, animada e multimédia. Contudo, existiu também uma estratégia que visa partir, do geral para o particular. Em primeiro lugarfaz-se uma abordagem genérica da Educação a Distância, depois dá-se algum relevo à dicotomia Pedagogia/Tecnologia, apresentando algumas Teorias e respetivos Teóricos que contribuíram para a evolução da EaD, destacando Tony Bates, GeorgeSiemens, Peter Tittenberger, entre outros, fazendo então a abordagem da Tecnologia como Ferramenta importante no processo educacional. A estratégia leva-nos à infografia como recurso relevantenum novo paradigma educacional. A abordagem conceptual da Informação é realizada, assim como a sua relação com a Infografia e o Infográfico. Noentanto, enquanto Designer de Comunicação, a preocupação gráfica esteve sempre presente neste projeto, sendo construídas de raiz várias infografias estáticas e animadas. O conceito gráfico do projeto baseou-se em termos visuais, quer ao nível do documento (formato pdf) quer ao nível do hiperespaço (página Web) na analogia gráfica do “Sketch book” pretendendo criar uma narrativa visual.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Publicador: dc.publisherLE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectWeb 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação-
Palavras-chave: dc.subjectPartilha-
Palavras-chave: dc.subjectNovo paradigma educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning-
Título: dc.titleO vídeo, ferramenta tecnológica como estratégia para aprendizagens bem sucedidas-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.