Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fidalgo, Patrícia Seferlis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:00:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:00:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/2969 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2969 | - |
Descrição: dc.description | O desenvolvimento tecnológico forneceu-nos ferramentas capazes de aceder, armazenar e analisar grandes quantidades de dados dos sistemas online de gestão de ensino e aprendizagem. No entanto, muitos desses dados são desconhecidos e/ou não são utilizados. O estudo desses dados é conhecido como ‘Academic Analytics’ e trata-se de uma área de pesquisa ainda pouco explorada com muitos aspectos interessantes que podem despertar a curiosidade dos pesquisadores. Um desses aspectos diz respeito ao uso, percepção e adopção de TIC em contextos educativos. Hargreaves (2003) argumenta que um quadro comum deve ser desenvolvido para avaliar as TIC e que ele deve servir as necessidadesdas escolas, professores e alunos, bem como de decisores políticos e investigadores. Com base nesta ideia, Dix (2007) propôs aquilo que apelidou de Design-BasedResearch in Innovative Education Framework (DBRIEF) e cujo objectivo é o de fornecer um instrumento com aplicabilidade capaz de promover a partilha de conhecimento dentro da comunidade de pesquisa educacional. Adaptamos a proposta de Dix para criar um novo instrumento para pesquisar os aspectos relacionais de redes de aprendizagem que utiliza a Análise de Redes Sociais (ARS) como uma estratégia de ‘Academic Analytics’ e cujo objectivo é melhorar o processo de aprendizagem online. Acreditamos que a análise dos dados fornecidos pelos Sistemas de Gestão de Ensino e Aprendizagem pode ser crucial para a sua implementação e utilização, bem como para o Ensino a Distancia (EAD). Este tipo de pesquisa pode oferecer informações valiosas para orientar o desenvolvimento futuro destes sistemas, tornando-os mais adequados às necessidades dos utilizadores e do processo de aprendizagem. A confiança e competência dos professores têm aumentado resultante de uma utilização contínua das TIC pelas escolas como forma de melhorar a aprendizagem. Por outro lado as competências de utilização das TIC pelos alunos também melhorou, embora o seu uso eficaz ainda não seja a norma (Hargreaves, 2003). O objectivo principal da ARS é o estudo das redes sociais porque pressupõe que o entendimento destas é vital para conhecer o comportamento das sociedades e dos seus indivíduos. A ARS é um campo de pesquisa recente que se desenvolveu especialmente graças ao crescimento da Internet e que despertou o interesse de pesquisadores para o fenómeno da formação e funcionamento de redes sociais online. Devido a estes motivos, e no âmbito de uma pesquisa de doutoramento, decidimos adaptar a proposta de Dix (2007) e propor o que apelidámos de "Academic Analytics Designed-Based Research Framework for Networks Relational Aspects".Trata-se de uma tentativa de combinara pesquisa educacional em redes educacionais, com o desenvolvimento de uma aprendizagem online adaptada e inovadora.O resultado desejável é proporcionar um instrumento mais refinado e específico que permita, entre outros,os seguintes objectivos:- Identificar potenciais áreas, em instituições de ensino, onde é necessária a pesquisa sobre os aspectos relacionais;- Recolher e partilhar dados relacionais resultantes da ARS de todos os participantes/ partes interessadas no processo educacional;- Promover o ‘Academic Analytics’ através da recolha e análise de dados dos sistemas de gestão de ensino e aprendizagem;- Promover os factores tecnológicos dentro do processo educacional;- Fornecer informações úteis para a criação e sustentação de um ciclo de intervenção que permita adaptar e inovar a aprendizagem online e o EAD; - Promover o conhecimento, reflexão e pesquisa sobre os aspectos relacionais das redes de aprendizagem;- Reforçar a compreensão sobre as redes de aprendizagem online. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Publicador: dc.publisher | LE@D | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes de conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elearning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades virtuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | - |
Título: dc.title | Proposta de uma "Designed-Based Research Framework" para o estudo de redes online de aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: