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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Isabel Mateus da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:11:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:11:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11608 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11608 | - |
Descrição: dc.description | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado na Universidade do Minho de 1-3 de setembro de 2021. | - |
Descrição: dc.description | As crianças e adolescentes que nasceram na época digital, com o online por ‘ama’, têm competências quase inatas para a utilização dos aplicativos móveis, o que nos levou a pensar em utilizar estas competências a nível da prevenção de adições. A maneira como estas crianças e adolescentes interagem com os aplicativos móveis permite uma aprendizagem mais fácil devido à interação corpo-mente. Vamos apresentar resultados de uma investigação que realizamos em 2020, cujo objetivo foi avaliar, de forma exploratória, os efeitos de aplicativos móveis na prevenção de adições em dois grupos de adolescentes com idades compreendidas entre 14-16 anos, num total de 12 adolescentes. Verificamos que houve uma evolução positiva a nível de conhecimentos sobre as adições, passando alguns a apresentar uma avaliação crítica em relação aos comportamentos aditivos. Ao longo do trabalho, vamos abordar e refletir sobre os resultados da investigação, salientando alguns fatores de risco e fatores protetores de comportamentos aditivos. Apesar da amostra ser reduzida, os resultados sugerem que uma intervenção deste nível pode ser uma alternativa tanto a nível da educação, como na área da saúde. | - |
Descrição: dc.description | Children and adolescents who were born in the digital era, having online by ‘nanny’, have almost innate skills in using mobile apps, which led us to think about using these skills at the level of addiction prevention. The way these children and adolescents interact with mobile apps allows easier learning due to the body-mind interaction. We will present results from an research we conducted in 2020, whose objective was to evaluate in an exploratory way, the effects of mobile apps in addiction prevention in two groups of adolescents aged 14-16 years old, in a total of 12 adolescents. We found that there was a positive evolution in terms of knowledge about addictions and a critical evaluation in relation to addictive behaviours. Throughout the study, we will address and reflect on the research results and highlight some risk factors and protective factors of addictive behaviours. Despite the small sample size, the results suggest that an intervention at this level may be an alternative in education and health. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamentos aditivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescents | - |
Palavras-chave: dc.subject | Addictive behaviours | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps | - |
Título: dc.title | Prevenção de adições nas crianças e adolescentes através de aplicativos móveis | - |
Título: dc.title | Addiction prevention in children and adolescents through mobile applications | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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