Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Duarte, Rogério | - |
Autor(es): dc.creator | Nobre, Ângela Lacerda | - |
Autor(es): dc.creator | Pimentel, Fernando | - |
Autor(es): dc.creator | Jacquinet, Marc | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11291 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11291 | - |
Descrição: dc.description | As instituições de ensino superior têm de estar alerta para as mudanças que ocorrem na sociedade e por isso precisam inovar e transformar os seus programas curriculares. Uma ferramenta usada para potenciar a inovação nas empresas é a metodologia Pensando como um Projetista (Design Thinking). Será esta ferramenta útil também para o desenvolvimento de programas curriculares? O presente artigo procura uma resposta a esta questão apresentando a metodologia Pensando como um Projetista, discutindo a sua adequação no contexto de instituições de ensino superior e defendendo a articulação entre esta metodologia com o ensino assente em resultados (outcome based education), com princípios de alinhamento construtivo, como forma mais eficiente de desenvolver programas curriculares em instituições do ensino superior. | - |
Descrição: dc.description | Higher education institutions must be aware of the transformations that occur in societies in order to innovate and to offer revised educational programme plans. Design Thinking is a tool that helps to foster innovation in business contexts. Could this methodology be used in programme plan development? The present article considers this question by presenting the Design Thinking methodology, discussing its adequateness in the context of higher education institutions and considering outcome-based education and constructive alignment principles. It is concluded that Design Thinking methodology is a way to address and overcome collaboration and communication problems frequent in higher education institutions and in this sense is an efficient way to develop program plans in higher education institutions | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | RIQUAL | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensando como um projetista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino centrado no estudante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino assente em resultados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alinhamento construtivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student-centered learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Outcome-based education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Constructive alignment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Innovation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Pensando programas curriculares como os projetistas pensam | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: