Pensando programas curriculares como os projetistas pensam

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDuarte, Rogério-
Autor(es): dc.creatorNobre, Ângela Lacerda-
Autor(es): dc.creatorPimentel, Fernando-
Autor(es): dc.creatorJacquinet, Marc-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11291-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11291-
Descrição: dc.descriptionAs instituições de ensino superior têm de estar alerta para as mudanças que ocorrem na sociedade e por isso precisam inovar e transformar os seus programas curriculares. Uma ferramenta usada para potenciar a inovação nas empresas é a metodologia Pensando como um Projetista (Design Thinking). Será esta ferramenta útil também para o desenvolvimento de programas curriculares? O presente artigo procura uma resposta a esta questão apresentando a metodologia Pensando como um Projetista, discutindo a sua adequação no contexto de instituições de ensino superior e defendendo a articulação entre esta metodologia com o ensino assente em resultados (outcome based education), com princípios de alinhamento construtivo, como forma mais eficiente de desenvolver programas curriculares em instituições do ensino superior.-
Descrição: dc.descriptionHigher education institutions must be aware of the transformations that occur in societies in order to innovate and to offer revised educational programme plans. Design Thinking is a tool that helps to foster innovation in business contexts. Could this methodology be used in programme plan development? The present article considers this question by presenting the Design Thinking methodology, discussing its adequateness in the context of higher education institutions and considering outcome-based education and constructive alignment principles. It is concluded that Design Thinking methodology is a way to address and overcome collaboration and communication problems frequent in higher education institutions and in this sense is an efficient way to develop program plans in higher education institutions-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRIQUAL-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma curricular-
Palavras-chave: dc.subjectPensando como um projetista-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino centrado no estudante-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino assente em resultados-
Palavras-chave: dc.subjectAlinhamento construtivo-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum development-
Palavras-chave: dc.subjectDesign thinking-
Palavras-chave: dc.subjectStudent-centered learning-
Palavras-chave: dc.subjectOutcome-based education-
Palavras-chave: dc.subjectConstructive alignment-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titlePensando programas curriculares como os projetistas pensam-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.