Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bastos, Glória | - |
Autor(es): dc.creator | Matias, Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11263 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11263 | - |
Descrição: dc.description | In this paper we present the results of a research study, specifically focused on the way school leaders (principals), primary classroom teachers and teacher librarians from two grouping of schools in the south region of Portugal look at the School Library (SL). We have analysed the integration of the school library in teaching and learning activities and the role of the school library in processes of change and pedagogical innovation, namely based on the use of technologies. A survey was applied to 40 primary school teachers. Two principals, two assistant professors of principals, and four teacher librarians from the two grouping of schools were submitted to interviews. The quantitative and qualitative data were analysed and results show some differences between the two primary schools. In general, the participants in the study agreed that there is a positive effect of the SL on the teaching practices of the teachers. The SL is felt as an alternative learning space to the classroom, in the development of different methodologies and practices. The proposals and changes recommended by the teacher librarian were incorporated into the teaching strategies of teachers in a gradual way, as they realized the added value. The idea of the school library functioning as a nucleus for implementing innovations did not raise doubts. However, in practice, this situation is not always easy to achieve, with several factors influencing this dimension, namely the profile of teachers in each school and teacher librarians’ time availability to work with classroom teachers. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical innovation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning environment | - |
Título: dc.title | The role of the school library in change and pedagogical innovation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: