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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Moreira, J. António | - |
Autor(es): dc.creator | Schlemmer, Eliane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11213 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11213 | - |
Descrição: dc.description | O tema da pesquisa foi a educação na cultura híbrida e multimodal, considerando o princípio da simetria ou ontologia plana, proposta por Bruno Latour, numa perspectiva epistemológica reticular, conectiva e atópica, a partir de Massimo Di Felice. Essa pesquisa deu continuidade à trajetória de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq e ampliou a tecnologia-conceito Espaço de Convivência Híbrido e Multimodal, propondo alargar e aprofundar a compreensão do lugar dos polos/ambientes profissionais, enquanto espaços de aprendizagem, na concepção e design de cursos, tendo em vista o parecer CNE/CES No: 462/2017 e a portaria MEC/CAPES No 275/2018. O problema de pesquisa foi assim expresso: Como a cultura híbrida e multimodal contribui para conceber e desenhar cursos, enquanto ecossistemas de inovação na educação, tendo como pressuposto uma epistemologia reticular, conectiva e atópica? O objetivo principal consistiu em construir uma proposta orientadora para conceber e desenhar cursos híbridos e multimodais, enquanto ecossistemas de inovação, que contemplasse metodologias inventivas e práticas pedagógicas agregativas, transcendendo o espaço físico das instituições educacionais para os polos/ambientes profissionais. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir do método cartográfico de pesquisa-intervenção, proposto por Virgínia Kastrup. Como instrumentos e materiais fez uso dos documentos que regulamentam a Educação a Distância (EaD) no Brasil e em Portugal, modelo de EaD e projetos de cursos desenvolvidos pela Universidade Aberta (UAb) registros de metodologias e práticas desenvolvidas pela UAb e pelo GPe-dU e entrevistas semi-estruturadas. Entre os principais resultados da pesquisa estão: a construção teórico-metodológica orientadora para a concepção e desenho de cursos; a proposição de um framework para subsidiar esse desenho; a identificação de elementos que contribuem para o desenho da plataforma tecnológica para suportar cursos híbridos e multimodais (um dos objetivos e entregas do PRINT – Transformação Digital e Humanidades), o aprofundamento das relações entre a UNISINOS e a UAb e, a co-criação de uma preoposta de curso híbrido e multimodal (Mestrado Profissional Educação e Transformação Digital – MP e-TraDi)e; publicações científicas em periódicos e eventos. | - |
Descrição: dc.description | Programa Institucional de Internacionalização – CAPES-PrInt - Processo Seletivo de Bolsas - 2019/1, ii) Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/draft | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | UIDB/04372/2020 | - |
Relação: dc.relation | UIDP/04372/2020 | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura híbrida e multimodal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia reticular, conectiva, atópica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecosistema de inovação | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Ecossistemas de inovação na educação na cultura híbrida e multimodal | - |
Título: dc.title | Relatório de atividades: Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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