Ecossistemas de inovação na educação na cultura híbrida e multimodal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, J. António-
Autor(es): dc.creatorSchlemmer, Eliane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11213-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11213-
Descrição: dc.descriptionO tema da pesquisa foi a educação na cultura híbrida e multimodal, considerando o princípio da simetria ou ontologia plana, proposta por Bruno Latour, numa perspectiva epistemológica reticular, conectiva e atópica, a partir de Massimo Di Felice. Essa pesquisa deu continuidade à trajetória de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq e ampliou a tecnologia-conceito Espaço de Convivência Híbrido e Multimodal, propondo alargar e aprofundar a compreensão do lugar dos polos/ambientes profissionais, enquanto espaços de aprendizagem, na concepção e design de cursos, tendo em vista o parecer CNE/CES No: 462/2017 e a portaria MEC/CAPES No 275/2018. O problema de pesquisa foi assim expresso: Como a cultura híbrida e multimodal contribui para conceber e desenhar cursos, enquanto ecossistemas de inovação na educação, tendo como pressuposto uma epistemologia reticular, conectiva e atópica? O objetivo principal consistiu em construir uma proposta orientadora para conceber e desenhar cursos híbridos e multimodais, enquanto ecossistemas de inovação, que contemplasse metodologias inventivas e práticas pedagógicas agregativas, transcendendo o espaço físico das instituições educacionais para os polos/ambientes profissionais. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir do método cartográfico de pesquisa-intervenção, proposto por Virgínia Kastrup. Como instrumentos e materiais fez uso dos documentos que regulamentam a Educação a Distância (EaD) no Brasil e em Portugal, modelo de EaD e projetos de cursos desenvolvidos pela Universidade Aberta (UAb) registros de metodologias e práticas desenvolvidas pela UAb e pelo GPe-dU e entrevistas semi-estruturadas. Entre os principais resultados da pesquisa estão: a construção teórico-metodológica orientadora para a concepção e desenho de cursos; a proposição de um framework para subsidiar esse desenho; a identificação de elementos que contribuem para o desenho da plataforma tecnológica para suportar cursos híbridos e multimodais (um dos objetivos e entregas do PRINT – Transformação Digital e Humanidades), o aprofundamento das relações entre a UNISINOS e a UAb e, a co-criação de uma preoposta de curso híbrido e multimodal (Mestrado Profissional Educação e Transformação Digital – MP e-TraDi)e; publicações científicas em periódicos e eventos.-
Descrição: dc.descriptionPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES-PrInt - Processo Seletivo de Bolsas - 2019/1, ii) Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/draft-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationUIDB/04372/2020-
Relação: dc.relationUIDP/04372/2020-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCultura híbrida e multimodal-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia reticular, conectiva, atópica-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectEcosistema de inovação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleEcossistemas de inovação na educação na cultura híbrida e multimodal-
Título: dc.titleRelatório de atividades: Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL)-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.