Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Abrantes, Pedro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11202 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11202 | - |
Descrição: dc.description | This article discusses the relationship between socialization and inequality, exploring the case of the working class in Portugal. Bringing together different sociologic traditions, the framework draws upon Bourdieu’s concepts of habitus and practices, balanced with recent research on life histories, globalization and individualization. The life stories of 52 workers produced in the context of an adult education programme are analysed, focusing on two major topics: life pathways and class trajectories, and subjectivity, identity and values (stressing the weak class consciousness). The article discusses the potentialities/challenges of using the biographical method to study socialization and inequalities, particularly when developed in educational contexts. According to the analysis, life pathways are often branded by temporary rural, industrial and services work experiences, crossed by ‘turning points’ and dramatic moments, though with some generational and gender differences. Classes are seldom referred to, but narratives are framed by key socialization institutions (work, family, local community, church, army) and a sense of deficit, pride and shame, linked to the inequalities structure. Although a pervasive economic, cultural and political change from the 1960s on is evident, our research found key features of a working-class habitus, rooted in specific life paths and socialization institutions. These are likely to be stretched in the current context of economic crisis and neoliberal policies in southern Europe. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Class | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inequality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Life history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Values | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | Socialization and inequality: a biographical approach to the working class in Portugal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: