Encontros com o infinito

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Gilda-
Autor(es): dc.contributorGaspar, Jaime da Gama-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Eunice Tatiana Calazans-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:08:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:08:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10583-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10583-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação estuda o infinito no âmbito do Ensino Básico e Secundário nos currículos de Cabo Verde e Portugal e ainda explora matematicamente alguns paradoxos com ele relacionados. Foi feito um estudo dos conteúdos onde a presença do infinito se faz notar, relativamente a todos os anos de escolaridade, desde o 1º ano ao 12º ano. Além disso, apresentamos etapas da construção de uma noção do infinito pelos próprios alunos, até se chegar ao uso de um símbolo próprio para o referir; apresentamos teoremas relacionados com o infinito e de como esses resultados e o próprio conceito de infinito funcionam como ferramentas na resolução de diferentes problemas na matemática. Os paradoxos estudados foram os seguintes: Paradoxo do Maior Número, Paradoxo do Interruptor da Luz, Paradoxo da Diagonal de um Quadrado, Paradoxo das Bolas num Saco, Paradoxo de Galileu, Paradoxo da Dízima de 1/3, Paradoxo do Hotel de Hilbert, Paradoxo de Zenão de Eleia, Paradoxo de Grandi e o Paradoxo da Seta. Para cada paradoxo foi feita uma exposição seguida de uma solução do ponto de vista matemático.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation studies the infinite related with Basic and Secondary Education in the curriculum of Cape Verde and Portugal and also explores mathematically some paradoxes related to it. A study of the content was made where the presence of the infinite is noted, for all years of schooling, from the 1st year to the 12th year. In addition, we present steps in the construction of a notion of the infinite by the students themselves, until the use of a symbol to refer to it, we present theorems related to the infinity and how these results and the very concept of infinity work as tools in solving different problems in mathematics. The paradoxes studied were the following: Paradox of the Largest Number, Paradox of the Light Switch, Paradox of the Diagonal of a Square, Paradox of the Balls in a Bag, Paradox of Galileo, Paradox of One Third in Decimals, Paradox of Hilbert Hotel, Zeno’s Paradox, Paradox of Grandi, and the Paradox of the Arrow. For each paradox an exposition was made followed by a solution from the mathematical point of view.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino das matemáticas-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino secundário-
Palavras-chave: dc.subjectInfinito-
Palavras-chave: dc.subjectParadoxo-
Palavras-chave: dc.subjectInfinite-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical curriculum-
Palavras-chave: dc.subjectParadox-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleEncontros com o infinito-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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