Portal do Governo Brasileiro
Inicio
Busca
Sobre o Educapes
Sobre o eduCapes
Como faço minha busca?
Como submeto meu material?
Parceiros
Contato
Fale conosco
Dúvidas frequentes
Login
Submissões
Receber atualizações
por e-mail
Editar Conta
Menu
Inicio
Busca
Sobre o Educapes
Sobre o eduCapes
Como faço minha busca?
Como submeto meu material?
Parceiros
Contato
Fale conosco
Dúvidas frequentes
Acesso Restrito
Submissões
Receber atualizações
por e-mail
Editar Conta
Avaliação do
Você é humano?
8
5
=
Navegar por:
Assunto
Autores
Data do documento
Título
Material UAB
Periódicos
Portal eduCapes
Seta
Navegando por Autor https://orcid.org/0000-0002-6234-7961
Classificar por:
Título
Data do documento
Data de envio
Em ordem:
Ascendente
Descendente
Resultados/Página
5
10
15
20
25
30
35
40
45
50
55
60
65
70
75
80
85
90
95
100
Registro(s):
Todos
1
5
10
15
20
25
30
35
40
45
50
Mostrando resultados 1 a 20 de 21
Próximo »*
Ambiente virtual de aprendizagem baseado em gamificação: um estudo de caso em probabilidade e estatística
Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Gois, Lourival Aparecido de; https://orcid.org/0000-0002-9435-5472; http://lattes.cnpq.br/6240013151229068; Lopes, Rui Pedro; https://orcid.org/0000-0002-9170-5078; http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9491665091281915; Barros, Rodolfo Miranda de; https://orcid.org/0000-0003-2792-4302; http://lattes.cnpq.br/5948037269019531; Pinheiro, Nilceia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Silva, Sani de Carvalho Rutz da; https://orcid.org/0000-0002-1548-5739; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374
Tenório, Marcos Mincov
30-Jan-2020
★
★
★
★
★
(0)
Aprendizagem significativa em uma perspectiva crítica para o cálculo diferencial e integral: o estudo de derivadas a partir de uma unidade de ensino potencialmente significativa
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-3557-0463; http://lattes.cnpq.br/1115081145275971; Oliveira, Fabiane de; https://orcid.org/0000-0002-9187-3629; http://lattes.cnpq.br/3105033217571501; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Silva, Sani de Carvalho Rutz da; https://orcid.org/0000-0002-1548-5739; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390
Brim, Juliana de Fatima Holm
21-Fev-2025
★
★
★
★
★
(0)
Articulação entre o Letramento Estatístico de Gal e a Compreensão Gráfica de Curcio para a formação de professores no âmbito da educação estatística
Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Miquelin, Awdry Feisser; https://orcid.org/0000-0002-7459-3780; http://lattes.cnpq.br/9516464037261848; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Brandalise, Mary Ângela Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-3674-5314; http://lattes.cnpq.br/3215978829755641; Pinheiro, Nilceia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Luccas, Simone; https://orcid.org/0000-0002-5435-5478; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577
Fernandes, Rúbia Juliana Gomes
7-Ago-2020
★
★
★
★
★
(0)
Atividades matemáticas em cenários para investigação: contribuição para reelaboração de foregrounds
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Pereira, Ana Lúcia; https://orcid.org/0000-0003-0970-260X; http://lattes.cnpq.br/4341211442617752; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728
Princival, Carla Juliana
6-Out-2020
★
★
★
★
★
(0)
Caminhos para o ensino de probabilidade e estatística na formação de engenheiro pesquisador
Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Lopes, Rui Pedro Sanches de Castro; https://orcid.org/0000-0002-7974-180X; https://orcid.org/0000-0002-7974-180X; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Resende, Luis Mauricio Martins de; https://orcid.org/0000-0003-4151-0843; http://lattes.cnpq.br/5368459603526305; Brandalise, Mary Ângela Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-3674-5314; http://lattes.cnpq.br/3215978829755641; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; https://orcid.org/0000-0003-0504-7329; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023
Pereira, Caroline Subirá
28-Mar-2023
★
★
★
★
★
(0)
Desenvolvendo a autorregulação da aprendizagem matemática por meio de ciclos de aprendizagem orientados: uma intervenção no ensino de limites no contexto do ensino superior
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos; https://orcid.org/0000-0002-3557-0463; http://lattes.cnpq.br/1115081145275971; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Resende, Luis Mauricio Martins de; https://orcid.org/0000-0003-4151-0843; http://lattes.cnpq.br/5368459603526305; Alves, Marcos Teixeira; https://orcid.org/0000-0001-7595-8940; http://lattes.cnpq.br/5135226249313330; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728
Silva, Francini Damiani e
5-Jan-2025
★
★
★
★
★
(0)
Ensino de matemática na área ciências agrárias: contribuições de um material didático contextualizado à luz da transposição didática
Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Grossi, Luciane; https://orcid.org/0000-0002-1435-2643; http://lattes.cnpq.br/2216480733872700; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Brandalise, Mary Ângela Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-3674-5314; http://lattes.cnpq.br/3215978829755641; Frasson, Antônio Carlos; https://orcid.org/0000-0001-7485-0284; http://lattes.cnpq.br/4888650601323596; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374
Pereira, Luciana Boemer Cesar
12-Mai-2020
★
★
★
★
★
(0)
Entre a intuição e a cognição: o papel do método hipotético-dedutivo no desempenho de enxadristas
Pilatti, Luiz Alberto; https://orcid.org/0000-0003-2679-9191; http://lattes.cnpq.br/4854832473320818; Frasson, Antonio Carlos; https://orcid.org/0000-0002-1229-9009; http://lattes.cnpq.br/4888650601323596; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Pereira, Kariston; https://orcid.org/0000-0002-3179-5489; http://lattes.cnpq.br/3579468905042192; Pilatti, Luiz Alberto; https://orcid.org/0000-0003-2679-9191; http://lattes.cnpq.br/4854832473320818; Brusamolin, Valério; https://orcid.org/0000-0002-3849-0573; http://lattes.cnpq.br/2076541861375113
Tirado, Augusto Cláudio Santa Brígida
21-Mai-2025
★
★
★
★
★
(0)
Estratégias para iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico na educação infantil
Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Santos Junior, Guatacara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Brandalise, Mary Ângela Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-3674-5314; http://lattes.cnpq.br/3215978829755641; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728
Bronoski, Silvia Ferreira
15-Fev-2023
★
★
★
★
★
(0)
Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: base de conhecimento no ensino da estatística
Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Gomes, Cristina Maria Mesquita; https://orcid.org/0000-0002-4992-8614; https://orcid.org/0000-0002-4992-8614; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Dutra, Alessandra; https://orcid.org/0000-0001-5119-3752; http://lattes.cnpq.br/6750951618583167; Gomes, Cristina Maria Mesquita; https://orcid.org/0000-0002-4992-8614; https://orcid.org/0000-0002-4992-8614; Guimarães, Gilda Lisbôa; https://orcid.org/0000-0002-1463-1626; http://lattes.cnpq.br/2681053695821897; Brandalise, Mary Ângela Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-3674-5314; http://lattes.cnpq.br/3215978829755641
Dias, Cristiane de Fatima Budek
14-Mar-2022
★
★
★
★
★
(0)
Formação de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais mediado por Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Moreira, Marco Antonio; https://orcid.org/0000-0003-2989-619X; http://lattes.cnpq.br/5078954333145104; Brandalise, Mary Ângela Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-3674-5314; http://lattes.cnpq.br/3215978829755641; Silva, Sani de Carvalho Rutz da; https://orcid.org/0000-0002-1548-5739; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390
Souza, Graziela Ferreira de
14-Mar-2022
★
★
★
★
★
(0)
Formação inicial de professores polivalentes: contribuições da metodologia resolução de problemas ao trabalhar a base de conhecimentos para o ensino de estatística
Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Dias, Cristiane de Fatima Budek; https://orcid.org/0000-0003-0376-0905; http://lattes.cnpq.br/8902961100176963; Miquelin, Awdry Feisser; https://orcid.org/0000-0002-7459-3780; http://lattes.cnpq.br/9516464037261848; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Grossi, Luciane; https://orcid.org/0000-0002-1435-2643; http://lattes.cnpq.br/2216480733872700; Brandalise, Mary Angela Teixeira Brandalise; https://orcid.org/0000-0003-3674-5314; http://lattes.cnpq.br/3215978829755641; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728
Silva, Giane Correia
20-Fev-2025
★
★
★
★
★
(0)
Integração das metodologias ativas de ensino Just in Time Teaching e Peer Instruction aplicadas à disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1: estudo em um curso de engenharia
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Oliveira, Reginaldo de; https://orcid.org/0000-0002-6264-8027; http://lattes.cnpq.br/5127908355312209; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Andrade, André Vitor Chaves de; https://orcid.org/0000-0002-3434-0172; http://lattes.cnpq.br/1770545522746726; Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos; https://orcid.org/0000-0002-3557-0463; http://lattes.cnpq.br/1115081145275971; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Silva, Sani de Carvalho Rutz da; https://orcid.org/0000-0002-1548-5739; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390
Hallal, Renato
1-Fev-2023
★
★
★
★
★
(0)
Invariantes operatórios mobilizados por um estudante cego mediante a resolução de situações-problema do campo conceitual aditivo em um contexto de inclusão
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Silva, Sani de Carvalho Rutz da; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Trevisan, André Luis; https://orcid.org/0000-0001-8732-1912; http://lattes.cnpq.br/3166010229447391; Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos; https://orcid.org/0000-0002-3557-0463; http://lattes.cnpq.br/1115081145275971; Gazire, Eliane Scheid; https://orcid.org/0000-0002-4798-2326; http://lattes.cnpq.br/4577045544623785; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374
Miranda, Amanda Drzewinski de
14-Mar-2022
★
★
★
★
★
(0)
Modelagem matemática e a arte de Escher na formação do professor de matemática na educação básica
Miquelin, Awdry Feisser; https://orcid.org/0000-0002-7459-3780; http://lattes.cnpq.br/9516464037261848; Burak, Dionisio; https://orcid.org/0000-0002-1345-1113; http://lattes.cnpq.br/3096837034284131; Miquelin, Awdry Feisser; https://orcid.org/0000-0002-7459-3780; http://lattes.cnpq.br/9516464037261848; Trevisan, André Luis; https://orcid.org/0000-0001-8732-1912; http://lattes.cnpq.br/3166010229447391; Burak, Dionisio; https://orcid.org/0000-0002-1345-1113; http://lattes.cnpq.br/3096837034284131; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Martins, Márcio André; https://orcid.org/0000-0002-7094-1215; http://lattes.cnpq.br/8511315462453934
Komar, Marcelo Fabricio Chociai
25-Jan-2023
★
★
★
★
★
(0)
Objeto digital fundamentado na estrutura hierárquica de Gagné destinado à aprendizagem de jovens e adultos com deficiência intelectual
Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Lopes, Rui Pedro Sanches de Castro; https://orcid.org/0000-0002-9170-5078; https://orcid.org/0000-0002-9170-5078; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Feisser, Miquelin Awdry; https://orcid.org/0000-0002-7459-3780; http://lattes.cnpq.br/9516464037261848; Coelho Neto, João; https://orcid.org/0000-0002-6154-3266; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Berssanette, João Henrique; https://orcid.org/0000-0002-7622-3003; http://lattes.cnpq.br/4957636385989608; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728
Gueiber, Ezequiel
21-Fev-2024
★
★
★
★
★
(0)
Plataforma tecnológica para apoio ao acompanhamento de egressos: um estudo de caso na pós-graduação stricto sensu do campus Ponta Grossa da UTFPR
Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Frasson, Antonio Carlos; https://orcid.org/0000-0002-1229-9009; http://lattes.cnpq.br/4888650601323596; Miquelin, Awdry Feisser; https://orcid.org/0000-0002-7459-3780; http://lattes.cnpq.br/9516464037261848; Brandalise, Mary Ângela Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-3674-5314; http://lattes.cnpq.br/3215978829755641; Lopes, Rui Pedro Sanches de Castro; https://orcid.org/0000-0002-9170-5078; https://orcid.org/0000-0002-9170-5078
Ranthum, Geraldo
26-Fev-2024
★
★
★
★
★
(0)
Potencialidades da aprendizagem significativa por meio das tendências metodológicas em educação matemática: possíveis caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática no 6º ano do ensino fundamental
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Burak, Dionisio; https://orcid.org/0000-0002-1345-1113; http://lattes.cnpq.br/3096837034284131; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Miquelin, Awdry Feisser; https://orcid.org/0000-0002-7459-3780; http://lattes.cnpq.br/9516464037261848; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Kato, Lilian Akemi; https://orcid.org/0000-0001-8770-3873; http://lattes.cnpq.br/6356641105245996; Martins, Marcio Andre; https://orcid.org/0000-0002-7094-1215; http://lattes.cnpq.br/8511315462453934
Huf, Samuel Francisco
14-Mar-2022
★
★
★
★
★
(0)
Predição de riscos ergonômicos ocasionados por movimentos repetitivos em membros superiores utilizando termografia infravermelha
Xavier, Antonio Augusto de Paula; http://lattes.cnpq.br/1328761093168892; Michalosk, Ariel Orlei; https://orcid.org/0000-0001-5802-3764; http://lattes.cnpq.br/3016288410389201; Tirloni, Adriana Seára; https://orcid.org/0000-0003-0844-3351; http://lattes.cnpq.br/5192094506292309; Braghini Junior, Aldo; https://orcid.org/0000-0001-9388-3073; http://lattes.cnpq.br/1542491584454798; Másculo, Francisco Soares; http://lattes.cnpq.br/8862708944989273; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Alves, Thiago Antonini; http://orcid.org/0000-0003-2950-7377; http://lattes.cnpq.br/0763708094190677
Soares, André Luiz
7-Jan-2021
★
★
★
★
★
(0)
Tradução, adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas do Lernstrategien im Mathematikhaltigen Studium para universitários brasileiros
Pilatti, Luiz Alberto; https://orcid.org/0000-0003-2679-9191; http://lattes.cnpq.br/4854832473320818; Pilatti, Luiz Alberto; https://orcid.org/0000-0003-2679-9191; http://lattes.cnpq.br/4854832473320818; Pedroso, Bruno; https://orcid.org/0000-0002-7905-2393; http://lattes.cnpq.br/3180182724063175; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Lirani, Luciana da Silva; https://orcid.org/0000-0001-8270-5394; http://lattes.cnpq.br/7980787316560409; Resende, Luis Mauricio Martins de; https://orcid.org/0000-0003-4151-0843; http://lattes.cnpq.br/5368459603526305
Semensato, Michel Teston
15-Fev-2024
★
★
★
★
★
(0)