Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Xênia de Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, David Mourão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-03T20:05:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-03T20:05:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1729 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/993483 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação apresentada à banca examinadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho trata do assédio sexual e do abuso sexual no meio escolar e tem por objetivo principal propor estratégias de enfrentamento e de prevenção a essas formas de violência no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rondônia (Ifro), campus Porto Velho Calama. Procurando compreender a violência sexual a partir de uma perspectiva cultural, social e histórica, esta pesquisa está alicerçada em uma leitura crítica das normas jurídicas e dos documentos institucionais que regem a temática, especificamente com base nas contribuições de autores como Bourdieu (2007a, 2007b), Diniz (2007), Freitas (2021) e Freire (1987). O assédio e o abuso sexuais estão, atualmente, entre as principais formas de violência. No ambiente escolar, trata-se de um tema ainda tratado como tabu. O problema fica ainda maior quando há omissão por parte dessas instituições de ensino, o que acaba propiciando a perpetuação do fenômeno e a impunidade dos assediadores e abusadores. De fato, ainda são precários os protocolos dos campi acadêmicos voltados à orientação, à prevenção e ao apoio às vítimas. Diante disso, esta pesquisa pretende incentivar a criação de tais políticas e aprimorar o conhecimento dos professores, dos técnico-administrativos em educação, dos gestores e dos próprios estudantes acerca desse tema. Para a coleta de dados, em primeiro lugar, a pesquisa valeu-se de consulta bibliográfico-documental acerca da violência sexual, tendo sido consultadas obras, dissertações e teses que abordam as temáticas da violência sexual e das relações de gênero. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a participação de estudantes e professores dos cursos integrados ao Ensino Médio e membros da equipe multidisciplinar e gestores do Ifro campus Porto Velho Calama, de modo a compreendermos as percepções que esses atores têm acerca do tema e dos atuais protocolos vigentes na instituição. Por fim, foi elaborado um protocolo de orientação procedimental a ser aplicado em caso de denúncias de assédio ou abuso sexual. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a educação das relações de gênero no âmbito do campus sede da pesquisa e como orientar a instituição na formulação de protocolos internos e na constituição de redes de acolhimento, possibilitando o encorajamento e a confiança da vítima em procurar a ajuda da escola. | - |
Descrição: dc.description | This work deals with sexual harassment and sexual abuse in schools and aims, mainly, to propose coping and prevention strategies in the content of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (Ifro) Porto Velho Calama campus. Aiming at understanding sexual violence from a cultural, social and historical perspective, this research is based on a critical reading of the legal norms and institutional documents that guide the topic, specifically based on the contributions of authors such as Bourdieu (2007a, 2007b), Diniz (2007), Freitas (2021) and Freire (1987). Sexual harassment and abuse are currently among the main forms of violence. In the school environment, it is a topic that is still treated as taboo. The problem becomes even worse when there is an omission on behalf of the educational institutions, which ends up perpetuating the problem and leading to the impunity of harassers and abusers. In fact, the protocols on academic campuses aimed at guidance, prevention and support for victims are still precarious. Therefore, this research aims at encouraging the creation of such policies and at improving the knowledge of teachers, other staff, school management and students on this topic. To collect data, firstly, we used a bibliographical-documentary research on sexual violence, based on works, dissertations and theses that address the themes of sexual violence and gender relations. Then, semi-structured interviews were carried out with the participation of students and teachers from integrated courses and members of the multidisciplinary team and managers of the Ifro Porto Velho Calama campus, in order to understand the perceptions they have regarding the topic and the current protocols for tackling such cases in the institution. Lastly, a procedural guidance protocol was elaborated to be applied in reports of sexual harassment or abuse. It is hoped that this research can contribute to the education of gender relations within the campus and to guidance of the institution in the formulation of internal protocols and the creation of reception networks, enabling the victim’s encouragement and confidence in seeking help from the school. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexual violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | School environment | - |
Título: dc.title | Abuso e assédio sexual no meio escolar: desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e prevenção no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) - Campus Porto Velho Calama | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: