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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Edione Teixeira de | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Edson Aparecido | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-03T20:05:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-03T20:05:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1704 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/993478 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de cursonamodalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia de Rondônia – IFRO, CampusCacoal. | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo tem por objetivo analisar o papel da geografia no contexto de inclusão no ensino e aprendizagem dos estudantes com TEA, verificando os avanços alcançados e retrocessos. O procedimento utilizado é uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, os materiais analisados são artigos acadêmico, tese, revistas cientificas e livros que promovem a discussão sobre à inclusão escolar, autismo, geografia e o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TEA. Os resultados obtidos mostraram que desde1988 a partir da Constituição Federal, foram criadas diversas leis e decretos que garantem o direito a matricula e permanência de pessoas com deficiência nas escolas de ensino regular, todas essas leis e decretos representam um grande avanço que só foi possível através de lutas de movimentos sociais e compromissos firmados em ações e eventos internacionais. Observemos que no quesito legal que o decreto que representou aos olhos de muitos como retrocesso foi revogado, no entanto ainda não é o suficiente para que posamos dizer que temos escolas inclusivas de fato. | - |
Descrição: dc.description | This article aims to analyze the role of geography in the context of inclusion in the teaching and learning of students with ASD, verifying the advances and setbacks achieved. The procedure used is a bibliographic research with a qualitative approach, the materials analyzed are academic articles, theses, scientific journals and books that promote the discussion on school inclusion, autism, geography and the teaching and learning process of students with ASD. The results obtained demonstrated that since 1988, based on the Federal Constitution, several laws and decrees have been created that guarantee the right to enrollment and permanence in regular schools for people with disabilities. All these laws and decrees represent a great advance that was only possible through the struggles of social movements and commitments assumed in international actions and events. It is observed that, in the legal aspect, the decree that represented a setback in the eyes of many was revoked, however, it is still not enough for us to be able to say that we have truly inclusive schools. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Geography | - |
Palavras-chave: dc.subject | School inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism SpectrumDisorder | - |
Título: dc.title | Inclusão de alunos com transtorno autista no processo de ensino de Geografia: avanços e retrocessos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
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