Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cordenonsi, Adriana Zank | - |
Autor(es): dc.creator | Barin, Cláudia Smaniotto | - |
Autor(es): dc.creator | Ellensohn, Ricardo M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-03T20:05:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-03T20:05:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1737 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.643 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/993474 | - |
Descrição: dc.description | Publicado na Revista Vivências - Erechim - volume 18 - nº 36 - p.279-301, 2022. | - |
Descrição: dc.description | Engajar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem na Modalidade de Ensino Concomitante, na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tem se constituído um desafio, visto que eles geralmente priorizam o ensino médio, que é cursado em outra instituição. Assim, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado do Marketing, e apoiado no Design Based Research (DBR), desenvolveu-se o MKT STORIES, um jogo para a revisão de conteúdos básicos de marketing. Inicialmente desenvolvido para alunos dos cursos Técnicos em Administração de uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica, pode ser aplicado para alunos de marketing de qualquer curso, inclusive de graduação. Na perspectiva da DBR, os ciclos iterativos que propiciam o refinamento dos princípios de design, foram aplicados em duas Turmas, com redesign realizado entre uma aplicação e outra. Os dados permitem inferir que a proposta obteve excelente aceitação por parte dos alunos das duas Turmas, tendo promovido, de forma divertida, o engajamento desejado e a revisão dos conteúdos trabalhados. Através dos princípios de design apontados, o jogo pode ser adaptado e aplicado a outros contextos. | - |
Descrição: dc.description | Engaging students in the teaching and learning process in the Concurrent Teaching Mode, in Vocational and Technological Education (EPT), has been a challenge, as they generally prioritize high school, which is attended at another institution. Thus, with the objective of awakening students’ interest in learning Marketing, and supported by Design Based Research (DBR), MKT STORIES was developed, a game for reviewing basic marketing content. Initially developed for students of the Administration Technicians courses of a Federal Institution of Vocational and Technological Education, it can be applied to marketing students of any course, including undergraduate. From the perspective of DBR, the iterative cycles that provide the refinement of design principles were applied in two classes, with redesign carried out between one application and another. The data allow us to infer that the proposal received excellent acceptance by the students of both classes, having promoted, in a fun way, the desired engagement and the review of the contents worked. Through the above design principles, the game can be adapted and applied to other contexts. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marketing | - |
Palavras-chave: dc.subject | EPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos Pedagógicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | DBR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marketing | - |
Palavras-chave: dc.subject | EPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serious Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | DBR | - |
Título: dc.title | MKT STORIES: Jogo pedagógico para revisão de conceitos e princípios básicos do marketing | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: