
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Arilson | - |
| Autor(es): dc.creator | Nascimento, Frankvane de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-03T20:05:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-03T20:05:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1695 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/993450 | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo explorar o estudo da trigonometria por meio da integração de recursos lúdicos e materiais concretos. O estudo baseia-se em fontes bibliográficas, incluindo sites virtuais e livros, para analisar a perspectiva de diversos autores sobre a aplicação de ferramentas matemáticas como material concreto. O interesse pelo tema foi despertado durante a participação no programa de Residência Pedagógica, enquanto o autor cursava a Licenciatura em Matemática no IFRO campus Cacoal. A proposta surgiu da experiência prática ao desenvolver uma atividade que visava proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula. Para atingir esse objetivo, foi essencial a combinação de materiais concretos com abordagens matemáticas inovadoras, desviando-se do tradicionalismo das aulas de matemática. Além disso, houve a busca por um segundo objetivo, que não apenas visava o aprendizado, mas também a diversão dos alunos durante essa abordagem diferenciada, estimulando-os a aprender brincando e debatendo entre si fora da sala de aula. Essa consideração foi essencial. Dessa forma, este trabalho busca apresentar os benefícios e a relevância de utilizar essa metodologia nas aulas de matemática. O estudo foi conduzido por meio de um estudo de caso, permitindo uma análise detalhada sobre a eficácia da utilização de recursos lúdicos e concretos no ensino da trigonometria. Essa abordagem possibilitou uma investigação qualitativa, analisando a aplicabilidade dessa estratégia pedagógica e seus benefícios para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa concentra-se na apresentação do teodolito e destaca suas contribuições para o ensino da trigonometria, evidenciando como esse instrumento pode enriquecer a compreensão dos estudantes sobre os conceitos matemáticos envolvidos. | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to explore the study of trigonometry through the integration of playful resources and concrete materials. The study is based on bibliographic sources, including virtual sites and books, to analyze the perspectives of various authors on the application of mathematical tools as concrete materials. Interest in the topic arose during participation in the Pedagogical Residency program while the author was pursuing a degree in Mathematics at IFRO Cacoal campus. The proposal emerged from practical experience in developing an activity that aimed to provide students with the opportunity to apply the concepts learned in the classroom. To achieve this goal, it was essential to combine concrete materials with innovative mathematical approaches, moving away from the traditionalism of mathematics classes. Additionally, a secondary objective was pursued, which not only focused on learning but also on making the process enjoyable for students through this differentiated approach, encouraging them to learn through play and discussions outside the classroom. This consideration was crucial. Thus, this work seeks to present the benefits and relevance of using this methodology in mathematics classes. The study was conducted through a case study, allowing for a detailed analysis of the effectiveness of using playful and concrete resources in teaching trigonometry. This approach enabled a qualitative investigation, examining the applicability of this pedagogical strategy and its benefits for students' learning. The research focuses on the introduction of the theodolite and highlights its contributions to the teaching of trigonometry, demonstrating how this instrument can enhance students' understanding of the mathematical concepts involved. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos lúdicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teodolito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Entretenimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia Inovadora | - |
| Título: dc.title | Explorando metodologias: o uso de materiais didáticos e concretos para o estudo da trigonometria | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: