Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quadros, Andrey Alencar | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Lucas de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-03T20:05:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-03T20:05:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1711 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984558 | - |
Descrição: dc.description | Relatório técnico entregue como Trabalho Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – (IFRO), Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do grau de tecnólogo junto ao curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. | - |
Descrição: dc.description | O avanço da IA (Inteligência Artificial) e do PLN (Processamento de Linguagem Natural) tem viabilizado o desenvolvimento de assistentes virtuais que aprimoram o acesso à informação em diversos contextos. No ambiente acadêmico, a dificuldade dos estudantes em obter respostas rápidas e precisas sobre regulamentos, prazos e procedimentos institucionais evidencia a necessidade de soluções inovadoras. Este trabalho propõe a criação de um assistente virtual utilizando a API da OpenAI, integrado a um sistema de busca em arquivos institucionais, para responder automaticamente às perguntas mais frequentes dos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A aplicação foi desenvolvida com Streamlit para a interface gráfica, utilizando a plataforma Streamlit Community Cloud para hospedagem. Foram realizados testes com 100 perguntas baseadas nos documentos institucionais, analisando a precisão e eficiência das respostas. Os resultados demonstraram uma taxa de resposta de 92%, ou seja, consegue responder em 92% dos casos, e consegue responder corretamente em 84,78% dos casos com respostas. Conclui-se que a ferramenta pode otimizar a comunicação acadêmica, reduzir a sobrecarga da coordenação do curso e proporcionar maior autonomia aos estudantes na obtenção de informações institucionais. | - |
Descrição: dc.description | The advancement of AI (Artificial Intelligence) and NLP (Natural Language Processing) has enabled the development of virtual assistants that enhance information access in various contexts. In the academic environment, students often struggle to obtain quick and accurate answers regarding regulations, deadlines, and institutional procedures, highlighting the need for innovative solutions. This study proposes the creation of a virtual assistant using OpenAI’s API, integrated with a search system for institutional files, to automatically answer frequently asked questions from students in the Systems Analysis and Development course. The application was developed using Streamlit for the graphical interface and hosted on the Streamlit Community Cloud platform. Tests were conducted with 100 questions based on institutional documents, analyzing the accuracy and efficiency of the responses. The results showed a response rate of 92%, meaning it can provide answers in 92% of cases, with an accuracy of 84.78% for the given responses. It is concluded that the tool can optimize academic communication, reduce the workload of the course coordination, and provide students with greater autonomy in obtaining institutional information | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Ariquemes | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento de linguaguem natural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistente virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial inteligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural language processing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual assistant | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Título: dc.title | Assistente virtual inteligente: otimizando o acesso à informação para estudantes de ADS do IFRO - Campus Ariquemes | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: