Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto de Biologia - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinheiro, Marcus Vinicius Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-02T14:58:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-02T14:58:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação do Marcus Vinicius Freitas Pinheiro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984537 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A utilização das Novas Tecnologias como recursos didáticos envolvendo a Libras, é um livro que apresenta uma pesquisa que através de leituras sobre a Pedagogia Visual e a Língua Emergente, propõe a utilização da Língua Brasileira de Sinais – Libras como Idioma Pedagógico. A função desses recursos é verificar se nas salas de aula os professores realmente acompanham a evolução de seus educandos, se eles estão preparados para lidar com as novas tecnologias e o que devem fazer para melhorar isso. Considerando que eles ensinam no nível superior através da segunda língua (L2) preparando os futuros professores e profissionais para trabalhar na primeira língua (L1). A pesquisa faz um percurso abordandoa Pedagogia, a Educação e a Didática incluindo os quatro pilares da educação, em seguida se aborda as Novas Tecnologias traçando um panorama histórico até chegar na Educação 4.0, apresentando ainda algumas ferramentas de aprendizagem digital que proporcionem uma didática adequada ao ensino. Foi realizado um levantamento de publicações bibliográficas através das plataformas SciELO, Google Acadêmico, ResearchGate, Capes, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, com o objetivo de recolher matérias como o objetivo geral contara história dos Surdos através de uma narrativa Surda. Para tanto, o foco foi no ensino e aprendizado da Libras que possibilitou a produção do livro Tudo isso contribuiu para a criação de um livro “LIBRAS & DIDÁTICA: A utilização das novas tecnologias como ferramenta nos recursos didáticos envolvendo a libras” que visa auxiliar os professores no ensino da Libras enfatizando o uso dessa Língua como Idioma Pedagógico e reforçando a Pedagogia Visual. Conclui-se que os professores em grande parte, ainda não utilizam as Novas Tecnologias no ensino da Libras como L2 devendo, portanto, fazerem uma formação contínua com o intuito de garantir às novas gerações o aprendizado e o uso da didática através das Novas Tecnologias. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,34MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Pessoas Surdas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua de Sinais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
Título: dc.title | LIVRO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA NOS RECURSOS DIDÁTICOS ENVOLVENDO A LIBRAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua de Sinais Brasileira | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Original Marcus Vinicius 10.pdf | 9,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/984537/2/Dissertação Original Marcus Vinicius 10.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons