Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza Filho, José Antônio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-30T13:51:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-30T13:51:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação José Antonio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984475 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O relato de viagem, enquanto fonte histórica, é um instrumento pedagógico valioso para o ensino, permitindo que os estudantes construam o conhecimento de forma reflexiva e crítica sobre uma determinada realidade do passado. Além disso, permite compreender como o viajante constrói representações de si mesmo e dos lugares visitados. Esta dissertação analisa o diário de Hércules Florence, segundo desenhista da expedição Langsdorff que viajou pelo interior do Brasil na primeira metade do do século XIX, e sua contribuição para a aprendizagem da história de Mato Grosso. Para tanto, busca-se, a partir do conceito de representação, entender o contexto da formação de uma comitiva russa, a construção do diário do Florence e, por fim, discutir trechos selecionados do diário. O objetivo é demonstrar os possíveis usos didáticos em sala de aula, auxiliando professores no ensino da história de Mato Grosso e incentivar uma leitura crítica das fontes históricas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,48 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Hércules Florence, Literatura de viagem. | pt_BR |
Título: dc.title | A província de Mato Grosso por Hércules Florence: diário de viagem enquanto fonte no Ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Jose_Antonio_de_Souza_Filho.pdf | 3,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/984475/2/Dissertacao_Jose_Antonio_de_Souza_Filho.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons