Histórias de vida e do trabalho de sete velhas professoras na educação mato-grossense do século XX

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Nilza Liamar dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-30T13:40:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-30T13:40:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Nilza Liamar dos Santospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984474-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação busca analisar as narrativas de vida e trabalho de sete professoras mato-grossenses, com o intuito de compreender suas trajetórias. As narrativas foram analisadas a partir de textos que abordam o conceito de memória, buscando compreender como as professoras relembram e significam suas experiências de vida e trabalho. Apresenta um panorama da formação de sete professoras mato-grossenses: Adi Figueiredo Mattos, Célia Nunes de Barros Figueiredo, Gracildes de Melo Dantas, Maria do Carmo Rodrigues Barreto, Relvita Campos Borges, Saturnina Sebastiana da Silva e Teodora da Cruz Geraldes. Evidencia-se a diversidade de suas trajetórias e os desafios enfrentados ao longo de suas carreiras. São diversas também as instituições onde as professoras se formaram, como a Escola Normal "Pedro Celestino" e o Centro de Treinamento do Magistério em Cuiabá, a escola "Santa Terezinha" em Guajará-Mirim e a faculdade de Educação Física no Rio de Janeiro, sendo que a análise dos locais de formação e das experiências das professoras contribui para uma melhor compreensão da história da educação no Estado de Mato Grosso. As narrativas foram organizadas em uma coleção, visando preservar e divulgar a memória dessas mulheres, dentro da plataforma digital do Museu da Pessoa. Este se apresenta como um espaço virtual que reúne histórias de vida, enfatizando sua importância para a construção de uma memória social mais democrática, no qual as narrativas das sete professoras estão inseridas. A pesquisa também destaca a importância de utilizar as narrativas de vida como ferramenta pedagógica para promover a reflexão crítica sobre temas como envelhecimento, gênero e educação. Os roteiros propostos apresentam possibilidades os professores trabalharem esses temas em sala de aula e estão em consonância com a legislação brasileira do Estatuto do Idoso, que incentiva a inclusão de temas relacionados à velhice no currículo escolar e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que exige a abordagem de temas relacionados à história e às vivências das mulheres na educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,39 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de história; narrativas; trabalho; professoras; velhice.pt_BR
Título: dc.titleHistórias de vida e do trabalho de sete velhas professoras na educação mato-grossense do século XXpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons