Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Nilza Liamar dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-30T13:40:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-30T13:40:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Nilza Liamar dos Santos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984474 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação busca analisar as narrativas de vida e trabalho de sete professoras mato-grossenses, com o intuito de compreender suas trajetórias. As narrativas foram analisadas a partir de textos que abordam o conceito de memória, buscando compreender como as professoras relembram e significam suas experiências de vida e trabalho. Apresenta um panorama da formação de sete professoras mato-grossenses: Adi Figueiredo Mattos, Célia Nunes de Barros Figueiredo, Gracildes de Melo Dantas, Maria do Carmo Rodrigues Barreto, Relvita Campos Borges, Saturnina Sebastiana da Silva e Teodora da Cruz Geraldes. Evidencia-se a diversidade de suas trajetórias e os desafios enfrentados ao longo de suas carreiras. São diversas também as instituições onde as professoras se formaram, como a Escola Normal "Pedro Celestino" e o Centro de Treinamento do Magistério em Cuiabá, a escola "Santa Terezinha" em Guajará-Mirim e a faculdade de Educação Física no Rio de Janeiro, sendo que a análise dos locais de formação e das experiências das professoras contribui para uma melhor compreensão da história da educação no Estado de Mato Grosso. As narrativas foram organizadas em uma coleção, visando preservar e divulgar a memória dessas mulheres, dentro da plataforma digital do Museu da Pessoa. Este se apresenta como um espaço virtual que reúne histórias de vida, enfatizando sua importância para a construção de uma memória social mais democrática, no qual as narrativas das sete professoras estão inseridas. A pesquisa também destaca a importância de utilizar as narrativas de vida como ferramenta pedagógica para promover a reflexão crítica sobre temas como envelhecimento, gênero e educação. Os roteiros propostos apresentam possibilidades os professores trabalharem esses temas em sala de aula e estão em consonância com a legislação brasileira do Estatuto do Idoso, que incentiva a inclusão de temas relacionados à velhice no currículo escolar e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que exige a abordagem de temas relacionados à história e às vivências das mulheres na educação básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,39 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história; narrativas; trabalho; professoras; velhice. | pt_BR |
Título: dc.title | Histórias de vida e do trabalho de sete velhas professoras na educação mato-grossense do século XX | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao Nilza.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/984474/2/Dissertacao Nilza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons