
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Riveros, Carlos Maber Carrión | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Rodrigo Damaceno dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-29T00:29:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-29T00:29:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52180 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984327 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta um itinerário formativo detalhado para o Ensino Médio, que integra a robótica educacional de forma estruturada ao currículo escolar. Será discutida a implementação desse itinerário formativo, abrangendo desde a escolha do kit de robótica mais adequado para o público-alvo até a elaboração de desafios e projetos para competições e torneios. O objetivo é explorar a aplicação prática da robótica como ferramenta de ensino-aprendizagem, focando na participação em competições e torneios que servem como catalisadores para o engajamento e o aprofundamento do conhecimento matemático entre os alunos. Além disso, será desenvolvido um curso de formação para professores, essencial para capacitar educadores a utilizar eficazmente a robótica educacional, preparandoos para guiar seus alunos através de competições nacionais como a Olimpíada Brasileira de Robótica. | - |
| Descrição: dc.description | This work presents a detailed educational itinerary for High School that integrates educational robotics in a structured way into the school curriculum. The implementation of this educational itinerary will be discussed, ranging from the selection of the most suitable robotics kit for the target audience to the development of challenges and projects for competitions and tournaments. The objective is to explore the practical application of robotics as a teaching-learning tool, focusing on participation in competitions and tournaments that serve as catalysts for engagement and deepening mathematical knowledge among students. Additionally, a training course for teachers will be developed, essential for empowering educators to effectively use educational robotics, preparing them to guide their students through national competitions such as the Brazilian Robotics Olympiad. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Matemática (IE MAT) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Disciplinas eletivas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Itinerários formativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Robótica educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | - |
| Título: dc.title | Robótica educacional e competições : desenvolvendo habilidades matemáticas através da tecnologia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: