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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Calmon, Paulo Carlos Du Pin | - |
| Autor(es): dc.creator | Longo, Daniel Ramos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-29T00:28:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-29T00:28:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52105 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984283 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2024. | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa tem por objetivo compreender como a dimensão temporal influencia o processo decisório de uma política pública de investimento em infraestrutura. A partir do arcabouço teórico proposto por Jacobs (2011, 2016a), buscou-se avaliar quais são os mecanismos causais que influenciaram o êxito ou o fracasso das políticas de investimento selecionadas. Os casos analisados são projetos de parceria público-privada, na modalidade concessão onerosa, propostos pelo Governo Federal brasileiro entre os anos 2016 e 2022 – Bloco Sul de aeroportos, sistema rodoviário BR-116/101/SP/RJ e EF-170 (Ferrogrão). A partir da comparação entre os casos, pôde-se identificar como os mecanismos causais moldaram a influência exercida pelos obstáculos às políticas de investimento (vieses informacionais de curto prazo, credibilidade dos compromissos políticos de longo prazo e atuação dos grupos de interesse). Embora os mecanismos analisados tenham se comportado de maneira condizente com as hipóteses levantadas por Jacobs (2016a), identificou-se pelo menos uma divergência significativa em relação ao modelo teórico. A pesquisa permite concluir que a maior visibilidade de tentativas futuras de reversão (reneging) não necessariamente irá atuar como condição facilitadora da política de investimento. Em se tratando de projetos de PPP, a visibilidade da reversão, expressa no risco futuro de renegociação contratual, pode servir para acentuar a percepção de baixa credibilidade do compromisso político e suscitar dúvidas quanto aos benefícios de longo prazo prometidos pelo empreendimento, diminuindo, assim, suas perspectivas de êxito. | - |
| Descrição: dc.description | The research aims to understand how the temporal dimension influences the decision-making process of an infrastructure policy investment. Based on the theoretical framework proposed by Jacobs (2011, 2016a), we sought to evaluate the conditions that influenced the success or failure of the selected investment policies. The selected cases are public-private partnership projects proposed by the Brazilian Federal Government between 2016 and 2022 – airports’ Southern Cluster, BR-116/101/SP/RJ highway system and EF-170 (Ferrogrão). In comparing the cases, we were able to identify how the conditions shaped each of the obstacles to investment policies (information about long-term outcomes, the fragility of political commitments and the opposition of organized cost bearers). Although the conditions analyzed behaved in a manner consistent with the hypotheses raised by Jacobs (2016a), at least one significant divergence in relation to the theoretical framework was identified. The research allows us to conclude that greater visibility of future attempts at reversion will not necessarily work as an enabling condition for investment policy. In the case of PPP projects, the visibility of reversion, expressed in the risk of future contract renegotiations, may underline the low credibility of the political commitment and raise doubts about the long-term benefits promised by the project, thus reducing its prospects of success. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciência Política (IPOL) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parcerias público-privadas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infraestrutura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Investimentos públicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
| Título: dc.title | Dilemas intertemporais em políticas de investimento em infraestrutura | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
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