
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Joaze Bernardino | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Jálisson Carvalho de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-29T00:28:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-29T00:28:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52125 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984278 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2025. | - |
| Descrição: dc.description | Esse trabalho tem como objeto central de estudo a classe média negra no Distrito Federal. Dessa forma, busca analisar a trajetória de vida de pessoas negras inseridas no serviço público, a partir de entrevistas semiestruturadas que tiveram como objetivo compreender como essas pessoas pertencentes à classe média no DF avaliam seus projetos individuais e trajetórias pessoais no processo de ascensão social, tendo como ponto fundamental as questões relacionadas à condição racial e de gênero. Assim, analisa também a experiência de ser negro e pertencer a grupos socioeconômicos de renda média/alta, bem como, a importância da educação em suas trajetórias, estilo de vida, hábitos de consumo, lazer e sociabilidade. Pode-se observar que ser uma pessoa negra e pertencer a grupos socioeconômicos de status elevado ocasiona uma contradição, visto que o peso das marcas raciais e da cor da pele ainda são sentidos de forma bastante intensa por essas pessoas. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | This study focuses on the black middle class in the Federal District. It seeks to analyze the life trajectories of black people working in the public service, based on semi-structured interviews that aimed to understand how these people belonging to the middle class in the Federal District evaluate their individual projects and personal trajectories in the process of social ascension, with issues related to racial and gender conditions as a fundamental point. Thus, it also analyzes the experience of being black and belonging to middle/high-income socioeconomic groups, as well as the importance of education in their trajectories, lifestyle, consumption habits, leisure and sociability. It can be observed that being a black person and belonging to high-status socioeconomic groups causes a contradiction, since the weight of racial marks and skin color are still felt quite intensely by these people. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classe média - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | População negra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distrito Federal (Brasil) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade social | - |
| Título: dc.title | Aqueles que ousaram sair do lugar : trajetórias e processos de ascensão social de negros de classe média no Distrito Federal | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: