Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Paulo Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-29T17:19:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-29T17:19:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Paulo Roberto Ferreira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984136 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa em Ensino de História coloca-se no diálogo entre os campos de estudo da História Cultural, do pensamento decolonial e da pedagogia histórico-crítica. Parte das categorias de pensamento denominadas “práticas e representações”, desenvolvidas por Roger Chartier e outros autores, com o objetivo de analisar os relatos criados por dois membros da chamada Expedição Langsdorff, que visitaram o Brasil no início do século XIX. Nosso objetivo é contribuir com o ensino de história local e regional, abordando as representações elaboradas pelo alemão naturalizado russo barão Georg Heinrich von Langsdorff e pelo pintor francês Hercules Florence, que estiveram por alguns meses na vila de Nossa Senhora da Conceição do Alto Paraguai Diamantino, atual município de Diamantino, no Médio-Norte mato-grossense, entre dezembro de 1827 e março de 1828. Por meio da análise desses relatos, buscamos compreender o modo de construção da imagem negativa formada acerca do povo de Diamantino por esses viajantes, enfatizando as ideias colonialistas que subjazem a essas representações e constituem seu fundamento ideológico. Para o produto pedagógico como meio facilitador da aprendizagem escolar, utilizamos os resultados de nossas reflexões para elaboramos uma sequência de oficinas didáticas, com planos de aula, textos de apoio e sugestões de atividades que exploram o uso de relatos de viajantes como fonte histórica a ser problematizada no Ensino de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,33 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Relatos de viajantes; Expedição Langsdorff; Representações; Ideologia; Ensino de História. | pt_BR |
Título: dc.title | "Um povo imoral": o ensino de História e a sociedade do Alto Paraguai Diamantino sob o olhar da Expedição Langsdorff (1827-1828) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Paulo_Roberto.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/984136/2/Dissertacao_Paulo_Roberto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons