AVALIAÇÃO COGNITIVA EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA: GUIA PRÁTICO PARA ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiás- UFG-GOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Lucas-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Edna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-27T19:42:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-27T19:42:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-27-
identificador: dc.identifier.otherGuia prático para Acadêmicos de Psicologia para avaliação cognitiva de pacientes com doença renal crônicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984100-
Resumo: dc.description.abstractA avaliação cognitiva é um componente essencial no cuidado de pacientes com Doença Renal Crônica (DRC), dada sua influência na adesão ao tratamento e na qualidade de vida desses indivíduos. Déficits cognitivos, frequentemente observados nesses pacientes, podem comprometer sua capacidade de compreender e seguir orientações médicas, impactando negativamente a gestão da doença (Silva et al., 2014). A formação do psicólogo no contexto hospitalar exige o desenvolvimento de competências que vão além da escuta clínica, incluindo a aplicação de instrumentos neuropsicológicos que auxiliem na identificação de déficits cognitivos. Contudo, estudos apontam que a formação acadêmica muitas vezes não oferece treinamento suficiente na aplicação e interpretação de testes, tornando essencial o aprimoramento dessa prática por meio de intervenções educacionais (Barros et al., 2025). Este e-book foi elaborado com o objetivo de ser um guia teórico-prático, com base em evidências, voltado à formação de acadêmicos de Psicologia no contexto da avaliação cognitiva de pacientes com DRC. Ele nasceu da identificação de lacunas enfrentadas por estudantes durante a prática, e busca oferecer apoio na construção de competências fundamentais para a atuação clínica nessa área. Ao longo do material, serão abordados conceitos essenciais, orientações sobre a aplicação de instrumentos psicológicos e estratégias de manejo adaptadas ao ambiente hospitalar. O objetivo é que o estudante desenvolva tanto habilidades práticas quanto atitudes profissionais adequadas para uma atuação eficaz e humanizada com essa população. Os testes e subtestes apresentados estarão disponíveis por meio de links de acesso. Vale destacar que o teste MoCa é liberado para uso geral por profissionais da saúde, enquanto a aplicação da WASI é restrita a psicólogos formados, exigindo, portanto, a supervisão de um profissional habilitado. Assim, embora este e-book contenha orientações voltadas para acadêmicos, sua utilização deve sempre estar acompanhada por um psicólogo responsável, que oriente e valide cada etapa do processo de avaliação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16.5 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGuia práticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação cognitivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino na saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPsicologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDoença Renal crônicapt_BR
Título: dc.titleAVALIAÇÃO COGNITIVA EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA: GUIA PRÁTICO PARA ACADÊMICOS DE PSICOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino na Saúdept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacional da dissertação de mestrado intitulada " DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA "pt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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