
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás- UFG-GO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Lucas | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Edna | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-27T19:42:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-27T19:42:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Guia prático para Acadêmicos de Psicologia para avaliação cognitiva de pacientes com doença renal crônica | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984100 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A avaliação cognitiva é um componente essencial no cuidado de pacientes com Doença Renal Crônica (DRC), dada sua influência na adesão ao tratamento e na qualidade de vida desses indivíduos. Déficits cognitivos, frequentemente observados nesses pacientes, podem comprometer sua capacidade de compreender e seguir orientações médicas, impactando negativamente a gestão da doença (Silva et al., 2014). A formação do psicólogo no contexto hospitalar exige o desenvolvimento de competências que vão além da escuta clínica, incluindo a aplicação de instrumentos neuropsicológicos que auxiliem na identificação de déficits cognitivos. Contudo, estudos apontam que a formação acadêmica muitas vezes não oferece treinamento suficiente na aplicação e interpretação de testes, tornando essencial o aprimoramento dessa prática por meio de intervenções educacionais (Barros et al., 2025). Este e-book foi elaborado com o objetivo de ser um guia teórico-prático, com base em evidências, voltado à formação de acadêmicos de Psicologia no contexto da avaliação cognitiva de pacientes com DRC. Ele nasceu da identificação de lacunas enfrentadas por estudantes durante a prática, e busca oferecer apoio na construção de competências fundamentais para a atuação clínica nessa área. Ao longo do material, serão abordados conceitos essenciais, orientações sobre a aplicação de instrumentos psicológicos e estratégias de manejo adaptadas ao ambiente hospitalar. O objetivo é que o estudante desenvolva tanto habilidades práticas quanto atitudes profissionais adequadas para uma atuação eficaz e humanizada com essa população. Os testes e subtestes apresentados estarão disponíveis por meio de links de acesso. Vale destacar que o teste MoCa é liberado para uso geral por profissionais da saúde, enquanto a aplicação da WASI é restrita a psicólogos formados, exigindo, portanto, a supervisão de um profissional habilitado. Assim, embora este e-book contenha orientações voltadas para acadêmicos, sua utilização deve sempre estar acompanhada por um psicólogo responsável, que oriente e valide cada etapa do processo de avaliação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 16.5 mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Guia prático | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação cognitiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino na saúde | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Doença Renal crônica | pt_BR |
| Título: dc.title | AVALIAÇÃO COGNITIVA EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA: GUIA PRÁTICO PARA ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino na Saúde | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional da dissertação de mestrado intitulada " DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA " | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| GUIA PRÁTICO PARA ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA.pdf | 7,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/984100/2/GUIA PRÁTICO PARA ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons