E-book: construindo saberes e fazeres de uma educação antirracista por meio de uma sequência didática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, Fernando Lucas Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-27T12:38:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-27T12:38:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-27-
identificador: dc.identifier.otherE-book: construindo saberes e fazeres de uma educação antirracista por meio de uma sequência didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984080-
Resumo: dc.description.abstractO e-book “Construído saberes e fazeres de uma educação antirracista por meio de uma sequência didática” exposto como produto educacional é consequência do desdobramento da pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, durante os anos de 2021 a 2025, explorado na dissertação “Educação antirracista nas eletivas do ensino médio: o vir a ser negro(a).”. O e-book apresenta uma sequência didática que orienta os(as) professores(as) para o desenvolvimento de alguns conceitos cruciais para a construção de uma educação antirracista. Com a ajuda de pensadores(as) como Nilma Lino Gomes (2003, 2005., 2018) bell hooks (2006, 2017, 2021), Stuart Hall (2006, 2020), Tadeu Tomaz da Silva (2008, 2023), Abdias do Nascimento (2016), entre outros, o e-book debaterá acerca dos conceitos de raça, racismo e identidade, buscando entender a formação do(a) negro(a) brasileiro(a) e como a educação pode ser usada como ferramenta de reconstrução do ser negro(a) de forma positiva. A sequência didática foi elaborada para ser aplicada nas turmas do ensino médio da eletiva Pluralidades Culturais Afro-brasileiras e Indígenas (Goiás, 2024), porém, pode ser adaptada aos diversos contextos escolares. O produto educacional e sua temática são fundamentados na Lei nº 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as etapas da educação no Brasil. Essa iniciativa busca contribuir para a formação integral dos estudantes e combater as desigualdades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.391 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEletivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidadept_BR
Título: dc.titleE-book: construindo saberes e fazeres de uma educação antirracista por meio de uma sequência didáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
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