PELOS TRILHOS (VIRTUAIS) DA MEMÓRIA: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA EM CAMPO GRANDE - MS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKlitzke, Gislaine Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-22T14:43:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-22T14:43:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.other: PELOS TRILHOS (VIRTUAIS) DA MEMÓRIA: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA EM CAMPO GRANDE - MSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984012-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar o patrimônio ferroviário de Campo Grande e seus usos a partir do ensino de História na Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental II, centralizada na Escola Municipal Professora Maria Lúcia Passarelli. Tendo como objetivo investigar as percepções dos alunos dos oitavos e nonos anos ante o patrimônio ferroviário como parte do seu cotidiano, buscamos entender a relação entre o conhecimento histórico e a compreensão do tema e propor estratégias para aumentar a consciência e conservação deste patrimônio. Dada a negligência observada e a frequente demolição destes bens patrimoniais em nome da transformação urbana, o estudo levanta a necessidade de reconhecer e valorizar estes elementos através da educação patrimonial como parte integrante da história e identidade da cidade. Utilizando métodos qualitativos, procuramos captar as vozes e experiências dos alunos, por meio da utilização de questionários semiabertos e fontes documentais sobre a memória ferroviária local, (legislações, fotografias e documentos Iphan). Os resultados esperados incluem não só a identificação de possíveis lacunas no ensino desta temática, mas também recomendações para a sua integração mais eficaz nos currículos escolares. Foi enfatizada a importância de promover uma educação patrimonial mais ampla e inclusiva entre os estudantes, com o objetivo de melhor valorizar o patrimônio cultural de Campo Grande e sua conservação para as gerações futuras.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Patrimônio ferroviário; Educação Patrimonial.pt_BR
Título: dc.titlePELOS TRILHOS (VIRTUAIS) DA MEMÓRIA: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA EM CAMPO GRANDE - MSpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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