Ibi Mi: Pensando o lugar das religiões afro-brasileirasem uma escola pública.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDE OLIVEIRA, Erika Pinheiro do Espírito Santo Prell-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-21T14:28:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-21T14:28:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherIbi Mi: Pensando o lugar das religiões afro-brasileirasem umaescolapública.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984005-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação investiga a inclusão das religiões de matrizes africanas no currículo escolar, com ênfase na educação básica no Rio de Janeiro. Motivada por quase duas décadas de experiência docente e pessoal como mulher de Axé, a pesquisa busca compreender a subalternidade e a marginalização dessas religiões no ambiente escolar, bem como os desafios e as possibilidades de sua valorização e reconhecimento. A partir de uma abordagem intersecional e decolonial, a análise baseia-se nas contribuições teóricas de pensadores como Pinar e Monteiro, que criticam a hegemonia eurocêntrica do currículo e defendem uma perspectiva mais inclusiva e pluralista. Ademais, a pesquisa fundamenta-se na contextualização histórica das religiões afro-brasileiras, como o Candomblé e a Umbanda, destacando sua relevância cultural e filosófica. O Projeto IBI MI é apresentado como uma resposta metodológica concreta para promover a articulação entre a educação escolar e a tradição oral afro-religiosa, oferecendo atividades interdisciplinares que buscam enriquecer o currículo e fomentar uma educação antirracista. A metodologia adotada inclui análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas com membros da comunidade escolar. A dissertação conclui que a inclusão das religiões afro-brasileiras no currículo escolar é fundamental para combater o racismo estrutural e promover o respeito à diversidade, propondo uma reforma curricular que integre essas tradições de forma legítima e respeitosa. O estudo reafirma a importância de reconhecer a escola como um espaço de aprendizado inclusivo, onde todos possam encontrar seu lugar de pertencimento e valorização das diversidades culturais e religiosas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent33,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Religiões de Matrizes Africanas ; Currículo Escolar ; Educação Antirracista ; Inclusão ;Diversidade Cultural ; Ensino de Históriapt_BR
Título: dc.titleIbi Mi: Pensando o lugar das religiões afro-brasileirasem uma escola pública.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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