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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DE OLIVEIRA, Erika Pinheiro do Espírito Santo Prell | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-21T14:28:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-21T14:28:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ibi Mi: Pensando o lugar das religiões afro-brasileirasem umaescolapública. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984005 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação investiga a inclusão das religiões de matrizes africanas no currículo escolar, com ênfase na educação básica no Rio de Janeiro. Motivada por quase duas décadas de experiência docente e pessoal como mulher de Axé, a pesquisa busca compreender a subalternidade e a marginalização dessas religiões no ambiente escolar, bem como os desafios e as possibilidades de sua valorização e reconhecimento. A partir de uma abordagem intersecional e decolonial, a análise baseia-se nas contribuições teóricas de pensadores como Pinar e Monteiro, que criticam a hegemonia eurocêntrica do currículo e defendem uma perspectiva mais inclusiva e pluralista. Ademais, a pesquisa fundamenta-se na contextualização histórica das religiões afro-brasileiras, como o Candomblé e a Umbanda, destacando sua relevância cultural e filosófica. O Projeto IBI MI é apresentado como uma resposta metodológica concreta para promover a articulação entre a educação escolar e a tradição oral afro-religiosa, oferecendo atividades interdisciplinares que buscam enriquecer o currículo e fomentar uma educação antirracista. A metodologia adotada inclui análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas com membros da comunidade escolar. A dissertação conclui que a inclusão das religiões afro-brasileiras no currículo escolar é fundamental para combater o racismo estrutural e promover o respeito à diversidade, propondo uma reforma curricular que integre essas tradições de forma legítima e respeitosa. O estudo reafirma a importância de reconhecer a escola como um espaço de aprendizado inclusivo, onde todos possam encontrar seu lugar de pertencimento e valorização das diversidades culturais e religiosas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 33,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Religiões de Matrizes Africanas ; Currículo Escolar ; Educação Antirracista ; Inclusão ;Diversidade Cultural ; Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | Ibi Mi: Pensando o lugar das religiões afro-brasileirasem uma escola pública. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Erika Prell_UFRJ.pdf | 34.54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/984005/2/Erika Prell_UFRJ.pdfDownload |
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