Avaliação Ampliativa aplicada ao processo de produção de vídeos estudantis: teoria e prática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMontoito, Rafael-
Autor(es): dc.contributor.authorPeraça, Graça-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-18T00:14:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-18T00:14:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-17-
identificador: dc.identifier.otherPE_finalizadopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983934-
Resumo: dc.description.abstractEste livro foi elaborado com o objetivo de apresentar um método de aprendizagem e de avaliação, denominado Avaliação Ampliativa, sugerido para acompanhar a produção audiovisual dos estudantes e facilitar a mediação do educador. Seu conteúdo foi organizado em quatro partes, das quais: a primeira aborda o desenvolvimento teórico daquilo que se refere ao método e à Avaliação Ampliativa; a segunda discute a produção de videoaulas estudantis como prática emergente em muitas salas de aula; a terceira apresenta modelos de práticas pedagógicas, permitindo que o educador replique as atividades propostas, adaptando-as para a realidade de seus alunos; e, finalmente, a quarta e última parte propõe um método avaliativo para acompanhamento do processo de aprendizagem desenvolvido nas atividades apresentadas. O método avaliativo proposto visa acompanhar os estudantes ao longo do andamento das diversas etapas que compõem a produção de vídeos estudantis, assim como diagnosticar a ausência de conhecimentos necessários ao desenvolvimento das atividades, possibilitando, dessa forma, a mediação do processo de aprendizagem do aluno. Ressaltamos que embora tenhamos pensado a Avaliação Ampliativa como método avaliativo para acompanhamento das produções de vídeos estudantis, com pequenas adaptações ele pode ser aplicado em outras atividades pedagógicas que objetivem acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes, tais como: seminários; atividades práticas e experimentais; etc.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.746 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectvídeos estudantispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVideoaulaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação Ampliativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMétodo avaliativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação centrada no alunopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPPGEdupt_BR
Título: dc.titleAvaliação Ampliativa aplicada ao processo de produção de vídeos estudantis: teoria e práticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseDiversospt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDiversospt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons