
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cavalcanti, Lana de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Castellar, Sonia Maria Vanzella | - |
| Autor(es): dc.contributor | Torres, Eloiza Cristiane | - |
| Autor(es): dc.creator | Batista, Edimar Eder | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:17:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:17:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15100 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983836 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Nesta pesquisa analisam-se concepções de campo e cidade de vinte e nove alunos do último ano da Educação Básica, moradores de áreas rurais do distrito de Lerroville, município de Londrina, do município de Tamarana e das sedes (áreas urbanas) do referido distrito e município, localizados no norte do estado do Paraná, com o intuito de responder a seguinte questão de pesquisa: Quais as percepções dos alunos sobre campo e cidade e do lugar onde vivem e como elas contribuem para a concepção de ensinar Geografia visando à formação conceitual, de modo a contemplar elementos da relação entre os espaços rurais e urbanos? Objetiva mais especificamente identificar vínculos de pertencimento destes estudantes em relação aos espaços rurais e urbanos, interpretar como as relações entre campo e cidade são por eles apreendidas e apontar fragilidades e potencialidades da aprendizagem geográfica escolar no tocante a formação conceitual referente a estes dois espaços Para tanto, procura-se compreender a complexidade das relações entre campo e cidade tomando-se o lugar como categoria de análise geográfica, respaldando-se também em alguns preceitos da Educação do Campo As concepções dos alunos são analisadas com foco na palavra enquanto generalização na qual o pensamento traduz-se em linguagem, sob a perspectiva da formação conceitual vigotskiana, utilizando-se a abordagem qualitativa e procedimentos da Análise de Conteúdo para a organização e interpretação dos dados produzidos pelos alunos segundo três instrumentos de coleta de dados: um teste de associação de palavras, uma produção de texto e uma entrevista semi-estruturada Pretende-se que este trabalho contribua para a construção de concepções de ensinar Geografia visando à formação conceitual de modo a contemplar elementos da relação entre os espaços rurais e urbanos | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In this research we analysed the conceptions of rural and urban of twenty-nine senior students of Basic Education, who live in rural areas of the district Lerroville, Londrina, Tamarana municipalities and the headquarters (urban areas) of this district and municipality, located in the north of the state of Paraná, in order to answer the following research question: What are the students' perceptions about the countryside and the city and the place where they live and how they contribute to the concept of teaching Geography aiming at a conceptual training, in order to include elements of the relationship between rural and urban areas? More specifically it aims at identifying ties of these students belonging in relation to rural and urban areas, interpret how the relations between country and city are seized by them and highlight weaknesses and potential of geographic learning at school regarding the conceptual training in relation to these two spaces Therefore, we seek to understand the complexity of the relations between town and country taking the place as a category of geographical analysis, also getting support in some principles of the Countryside Education The student’s conceptions are analysed focusing on the word as a generalization in which the thought is translated into language, from the perspective of the Vygotskian conceptual training, using a qualitative approach and procedures of Content Analysis for the organization and interpretation of the data produced by the students according to three instruments of data collection: a test of word association, a text production and a semi-structured Interview It is intended that this work will contribute to the construction of conceptions of teaching Geography aiming at a conceptual training in order to include elements of the relationship between rural and urban spaces | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Geografia | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vida urbana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vida rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Space perception | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cities and towns | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rural life | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concept formation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching - Environment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Urban life | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concept formation | - |
| Título: dc.title | Análise de concepções de campo e cidade de alunos de áreas rurais e urbanas e a aprendizagem geográfica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: