Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Maria de Fátima da [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Lúcia Helena Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Teté, Marcia Elisa | - |
Autor(es): dc.creator | Molina, Luana Pagano Peres | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:17:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:17:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13577 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983835 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma discussão referente às relações de Gênero e Sexualidade presentes no cotidiano escolar, realizada no Colégio Estadual Antônio Raminelli, localizada na cidade de Cambé, PR Ao longo do trabalho, utilizamos como fonte documental um instrumento de investigação de conhecimento prévio (questionário), que foi aplicado junto a adolescentes estudantes do ensino médio cuja faixa etária variou entre 14 a 17 anos Buscamos compreender, por meio das narrativas coletadas, questões referentes às construções e dinâmicas das relações de gênero e sexualidade e se o ensino de história permite a possibilidade de reflexão e discussão destas temáticas no ambiente escolar Nosso estudo busca analisar os modos como os alunos constroem e se reconstroem a posição da “normalidade” das discussões de gênero e sexualidade, e os significados que lhes são atribuídos no ambiente educacional | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Esta tesis para completar el máster en Historia Social tiene como objetivo presentar una discusión sobre las relaciones de género y sexualidad en la vida escolar cotidiana En su desarrollo se utilizo como fuente documental, una herramienta de investigación de conocimiento previo (cuestionario), el cual fue aplicado en adolescentes estudiantes de secundaria con edades comprendidas entre 14 a 17 años Tratamos de entender, a través de los relatos recogidos, las cuestiones relativas a la construcción y la dinámica de las relaciones de género y la sexualidad, y si la enseñanza de la historia es posible traer la reflexión y la discusión de estas cuestiones en el entorno escolar Nuestro estudio tiene como objetivo analizar las formas en que los estudiantes construyen y reconstruyen la posición de “normalidad” en las discusiones sobre género y sexualidad, y los significados asignados a ellos en el ámbito educativo | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | História Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | História social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade sexual na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas pessoais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender identity in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teenagers | - |
Palavras-chave: dc.subject | History - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personal narratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexual behavior | - |
Título: dc.title | Vozes de uma história : as narrativas a partir de conhecimentos prévios de alunos sobre gênero e sexualidade (Cambé/PR) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: