Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ileize Luciana Fiorelli | - |
Autor(es): dc.contributor | Meucci, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ângela Maria de Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Alexandre Jeronimo Correia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:17:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:17:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17619 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983814 | - |
Descrição: dc.description | O objeto desta pesquisa é a parte do processo de estruturação do discurso sociológico, resultante da realização da disciplina de Sociologia, no ensino básico. Propõe-se a formalizar e testar um método de análise, com o intuito de contribuir para o esclarecimento de relações implícitas entre propostas curriculares e práticas pedagógicas, referentes ao ensino de Sociologia. Tal instrumento deve ser capaz de balizar como estão sendo realizadas as formas de controle do discurso sociológico, derivadas de seu posicionamento em relação aos demais discursos da sociedade. Os princípios analíticos que norteiam toda a reflexão são as relações de poder e as de controle, presentes na produção social do conhecimento sociológico, especialmente na prática pedagógica escolar. Portanto, a Escola e os sujeitos deste campo – desde os currículos, até os alunos, professores e funcionários são focos de investigação. Apoiando-se em pesquisas sobre ensino de Sociologia, procurou-se analisar quais tendências de currículo e de pedagogia incidem sobre a prática da disciplina de Sociologia. Para verificar como as práticas pedagógicas materializam o currículo em sala de aula, foram realizadas observações, ao longo de um ano letivo (2011 e 2012), em uma escola pública central de grande porte e em uma escola particular de médio porte do município de Londrina, norte do Paraná. As diferentes realidades observadas apontam para determinados aspectos do impacto do discurso sociológico nas escolas que dizem respeito à formação de um caráter específico e autônomo do conhecimento sociológico, entendido como componente de uma espécie de legado da cultura moderna, em processo de comunicação. | - |
Descrição: dc.description | The object of this research is part of the structuring of sociological discourse, resulting from the realization of sociology discipline in basic education. It is proposed to formalize and test a method, in order to contribute to the clarification of implicit relations between proposed curricular and pedagogical practices, related to the teaching of Sociology. Such a tool should be able to mark out how the forms of control are being held on sociological discourse, derived from its position in relation to other discourses in society. The principles that guide the entire analytical reflection are relations of power and control, present in the social production of sociological knowledge, particularly in teaching practice school. Therefore, the school and the subjects in this field - from curriculum to students, faculty and staff are a focus of research. Drawing on research on teaching Sociology, it sought to analyze trends in curriculum and pedagogy focus on the practice of the discipline of sociology. To see how teaching practices embody the curriculum in the classroom, observations were conducted over an academic year (2011 and 2012), in a central large public school and in a midsize private school of Londrina, northern Paraná. The observed different realities point to certain aspects of the impact of sociological discourse in schools concerning the formation of a specific and autonomous character of sociological knowledge, as a component of a kind of legacy from modern culture in the communication process. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia do currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia no ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology of the curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology in high school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology of knowledge | - |
Título: dc.title | Teorias e métodos em pesquisas sobre ensino de sociologia | - |
Título: dc.title | Theories and methods in research on teaching sociology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: