Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Engelmann, Adriana Rosecler Alcará [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Tomaél, Maria Inês | - |
Autor(es): dc.contributor | Molina, Letícia Gorri | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Nilcéia Diegues dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:17:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:17:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16149 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983803 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Com a crescente disseminação das ferramentas disponíveis na web que possibilitam a interatividade, as mídias sociais digitais estão cada vez mais popularizadas, inclusive na esfera científica, com a criação dessas voltadas para pesquisadores Dentre essas mídias sociais, destaca-se o ResearchGate, que permite a interação entre os pesquisadores por meio da divulgação de pesquisas e solicitações de estudos já desenvolvidos Nesse contexto, esta pesquisa buscou investigar a utilização do ResearchGate nas práticas de pesquisa e no processo de comunicação científica dos pesquisadores da Ciência da Informação do Brasil, mais especificamente, dos professores pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação Para tanto, foi feita a caracterização dos usuários do ResearchGate da Ciência da Informação do Brasil, o levantamento da frequência e do tipo de uso do ResearchGate, a identificação da visibilidade a partir dos Scores dos pesquisadores e a verificação de quais são as ações de compartilhamento utilizadas pelos pesquisadores Estes dados foram obtidos por meio de uma pesquisa documental e foram coletados com a utilização de um formulário A análise dos dados foi realizada por meio de sua organização e tabulação, tendo a literatura científica como aporte Entre os resultados da pesquisa, verificou-se a importância do ResearchGate nas práticas de pesquisa e no processo de comunicação científica dos pesquisadores da Ciência da Informação do Brasil, entretanto com pouca adesão entre os professores pesquisadores que foram estudados Foi verificado que o recurso que os usuários do ResearchGate utilizam com mais frequência é o compartilhamento de publicações científicas e este uso tem crescido nos últimos anos Por outro lado, os recursos de formulação de questões e envio de resposta a questões recebidas tem sido pouco utilizado pela amostra estudada | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: With the increasing dissemination of the tools available on the web that make interactivity possible, digital social media are increasingly popularized, including in the scientific sphere, with the creation of those aimed at researchers Among these social media, ResearchGate stands out, allowing interaction among researchers through the dissemination of research and requests for studies already developed In this context, this research sought to investigate the use of ResearchGate in the research practices and in the process of scientific communication of the researchers of Information Science of Brazil, more specifically, the research professors of the Post-Graduate Programs in Information Science In order to do so, the users of the ResearchGate of Information Science of Brazil, the survey of the frequency and type of use of ResearchGate, the identification of the visibility from the Scores of the researchers and the verification of the actions of sharing Used by researchers These data were obtained through a documentary research and were collected with the use of a form The analysis of the data was carried out through its organization and tabulation, with the scientific literature as contribution Among the research results, it was verified the importance of ResearchGate in the research practices and in the process of scientific communication of the researchers of the Information Science in Brazil, however with little adherence among the professors researchers that were studied It has been found that the resource that ResearchGate users use most often is the sharing of scientific publications and this usage has grown in recent years On the other hand, the resources of formulating questions and sending answers to questions received have been little used by the sample studied | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compartilhamento da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Palavras-chave: dc.subject | ResearchGate | - |
Título: dc.title | O ResearchGate e sua influência nas práticas dos pesquisadores da ciência da informação do Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: