Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Bianchini, Bárbara Lutaif | - |
Autor(es): dc.contributor | Passos, Marinez Meneghello | - |
Autor(es): dc.creator | Salgueiro, Nilton Cesar Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:17:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:17:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12536 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983796 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa consistiu em uma investigação de como estudantes do Ensino Médio de uma escola de Rolândia, PR, lidam com o conceito de função ao se depararem com uma sequência didática, nos moldes da Engenharia Didática apresentados por Artigue (1996), trabalhando diferentes registros de representação semiótica desse objeto matemático Como referencial teórico utilizou-se a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (25), as abordagens do pensamento algébrico de Lins e Gimenez (1997), Kieran (1992) e Usiskin (1995) e, para os estudos do erro, Cury (27) A sequência didática possibilitou aos estudantes a realização de conversões entre os registros de representação semiótica abordados, quais sejam registros na relação entre dois conjuntos, registro gráfico e registro algébrico do objeto função Observaram-se indícios de pensamento algébrico nos registros escritos quando da generalização de situações e da utilização de linguagem algébrica e, alguns tipos de erros, como falta de conhecimento do uso de decimais, falta de entendimento do conceito de função como relação entre conjuntos, na conversão entre os registros de representação semiótica, no uso da linguagem algébrica, na determinação do domínio e na representação de funções com domínios discretos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research consisted of an investigation of how high school students in a school in Rolândia, PR, dealt with the concept of function when faced with a didactic sequence, along the lines presented by Artigue (1996), the Engineering Curriculum,by working different semiotic representation records of this mathematical object Duval’s Representation Theory of Semiotics Records (25) was used as a theoretical frameworkThe approaches of the algebraic thinking of Lins and Gimenez (1997), Kieran (1992) and Usiskin (1995) were also used as well as Cury’s (27) error studies The didactic sequence allowed students to carry out conversions between the registers of semiotic representation addressed, which are records in relation to two sets, graphic recording and registration of algebraic function object Evidence of algebraic thinking was observed in the written record when generalizing situations and using algebraic language The following were also observed: some types of errors such as lack of knowledge of the use of decimals, lack of understanding of the function concept as a relation between sets in conversion between the registers of semiotic representation, usage of the algebraic language in determining the field and in the representation of functions with discrete domains | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção escrita em matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Written production | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semantics | - |
Título: dc.title | Como estudantes do ensino médio lidam com registros de representação semiótica de funções | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: