A dimensão política da educação : fundamentos Gramscianos capazes de indicar os limites dos decretos n.2.208/97 e n.5.154/04

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Ariovaldo Oliveira dos [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorAngeli, José Mário-
Autor(es): dc.contributorGuilhermeti, Paulo-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Tatiani Maria Garcia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:17:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:17:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13497-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983776-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa em questão tem como objeto os decretos n 228/97 e 5154/4, sendo o primeiro decreto promulgado na época do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, e o último no governo de Luiz Inácio Lula da Silva O Decreto n 228 de 1997 preconizava a educação no Brasil, voltada para os trabalhadores, desvinculada da formação educacional de ênfase mais propedêutica Isto é, tinha como escopo separar o ensino médio do ensino profissional A eleição de um novo governo, tendo a frente Luiz Inácio Lula da Silva, em 22, indicava a possibilidade de novos rumos para a educação Uma das questões que estavam em pauta era a revogação do Decreto n 228/97 Este foi revogado pelo Decreto n 5154/24 que deveria acabar com a proposta dual de ensino e preconizar o Ensino Médio aliado ao Ensino Profissional Em torno disso, tentaremos responder as seguintes problematizações: o que diferencia estes dois decretos? Quais as semelhanças entre eles? Qual o contexto histórico em que foram engendrados? Esses Decretos estão referenciados em uma visão liberal, tecnicista ou politizada? Tem como hipótese também verificar na teoria de Antonio Gramsci se os decretos em questão podem levar a uma concepção de educação integral-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The research in question has as its object the decrees No 228/97 and 5154/4, the first decree issued at the time of the Fernando Henrique Cardoso, and the last under President Luiz Inácio Lula da Silva Decree n 228 of 1997 called for education in Brazil, aimed at workers, detached from the educational emphasis of most workup That is, had the scope to separate the high school vocational education The election of a new government, having to face Luiz Inácio Lula da Silva in 22, indicated the possibility of new directions for education One of the questions that were on the agenda was the repeal of Decree 228/97 This was repealed by Decree 5154/24 that should end with the proposed dual education advocate and ally to the High School Vocational Education Around it, try to answer the following problematization: what differentiates these two decrees? What are the similarities between them? What is the historical context in which they were engendered? These decrees are referenced to a liberal vision, technological or politicized? Its hypothesis also checks on the theory of Antonio Gramsci that the decrees in question can result in a concept of integral education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationCiências Sociais-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducational politics-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional education-
Palavras-chave: dc.subjectFull education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation of workns-
Palavras-chave: dc.subjectEducation and work-
Título: dc.titleA dimensão política da educação : fundamentos Gramscianos capazes de indicar os limites dos decretos n.2.208/97 e n.5.154/04-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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