Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Correa, Júlio Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Michele de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Soutier, Cristiane Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:17:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:17:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16426 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983761 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No presente trabalho o objeto matemático estudado constitui-se pelos Números Construtíveis, um assunto de destaque dentro do desenvolvimento da Álgebra e também da Geometria, sendo abordado através do problema da Quadratura do Círculo Realizamos o estudo sistemático e formal de alguns aspectos da Álgebra e de Geometria, particularmente, estudamos os Números Construtíveis e temas correlatos como: Quadratura de Polígonos, Lúnulas, Quadratura do Círculo; além de tópicos de História da Matemática relacionados a estes Como objeto didático-pedagógico, fazemos a elaboração, aplicação e análise de atividades de ensino-aprendizagem para alunos de Ensino Médio, cuja temática esteve relacionada a Quadraturas Utilizamos a metodologia qualitativa, em âmbito geral, para nortear a pesquisa e, particularmente a História da Matemática e Novas Tecnologias foram empregadas como recurso metodológico para o ensino durante a aplicação das atividades O objetivo é o estabelecimento de conexões entre o conhecimento matemático avançado e a sala de aula de matemática do Ensino Médio Realizamos (i) o estudo da teoria formal sobre Números Construtíveis e temas correlatos como: Quadratura de Polígonos, Lúnulas, Quadratura do Círculo; além de tópicos de História da Matemática relacionados a estes (ii) a elaboração, aplicação e análise de atividades em sala de aula de matemática de Ensino Médio, cuja temática esteve relacionada a Quadraturas Como resultados obtidos destacamos o aprofundamento teórico no tema que possibilitou a elaboração de duas sequências de atividades: Quadratura de Regiões Poligonais e Lúnulas de Hipócrates que aplicamos a estudantes da terceira série do Ensino Médio, o trabalho com um pequeno grupo de alunos no contra turno permitiu uma relação mais próxima entre professor aluno | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this final work the object studied is constituted of Constructable Numbers that is a centerpiece theme in the area of developing Algebra and Geometry and it is approached through the problem of Square the Circle We conducted a formal and systematic study about some aspects in the area of Algebra and Geometry, we focused our study at Constructable Numbers and correlate themes as: Square a Polygon, Lunulae, Square the circle; besides topics in History of Mathematics that are related to these As a didactic-pedagogical object we elaborated, applied and analised teaching-learning activities to High School students The theme of these activities were related to Quadrature To direct the search we used a qualitative methodology and particularly we used the History of Mathematics and New Technologies as methodological resource for teaching during the activities application The objective is to make conections between the advanced mathematical knowledge and mathematic´s classroom environment at High School We conducted (i) the study about Constructable Numbers´ theory and correlate themes as: Square a Polygon, Lunulae, Square the circle; besides topics in History of Mathematics that are related to these (ii) the elaboration, application and analysis of the Mathmatics activities from High School classroom that the theme was related to Quadrature From the results we emphasize the theoretical study at the theme that allowed the preparation of two sequence of activities: Square Polygonal Regions and Lunulae by Hippocrates that we applied to students at the third grade at the High School The study was made with a small group of students at the counter shift thus enabled a closer relationship between teacher and students | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quadratura do círculo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | O problema das quadraturas e números construtíveis : possibilidades para o ensino de geometria e relações com a álgebra | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: