Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Garnica, Antônio Vicente Marafioti | - |
Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade | - |
Autor(es): dc.contributor | Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Gabriel dos Santos e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:17:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:17:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12635 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983748 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo configurar a reinvenc¸a~o guiada por meio de aspectos apresentados por autores de textos da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica Para tanto, foram utilizados 15 livros e 61 artigos de autores da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica escritos no peri´odo de 1968 a 213 para fazer agrupamentos e construir inventa´rios Formaram-se grupos com as tema´ticas: aprendizagem, avaliac¸a~o, contexto, fenomenologia dida´tica, inversa~o antidida´tica, matematizac¸a~o, objetivo da reinvenc¸a~o guiada, papel do estudante, papel do professor, princi´pio da atividade, princi´pio da interatividade, princi´pio da orientac¸a~o, princi´pio da realidade, princi´pio de ni´veis, princi´pio do entrelac¸amento, trajeto´rias de ensino e aprendizagem Este estudo permitiu evidenciar um entrelac¸amento entre temas, ideias, noc¸o~es da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica e entre o papel do professor e do estudante | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation aims to set the guided reinvention using aspects presented by authors of Realistic Mathematics Education texts To this end, we used 15 books and 61 articles by authors from the Realistic Mathematics Education, written in the 1968-213 period to build clusters and inventories There were formed groups with the following themes: learning, assessment, context, didactic phenomenology, antididactic inversion, mathematization, goal of guided reinvention, student’s role, teacher’s role, activity principle, interactivity principle, guidance principle, reality principle, level principle, intertwinement principle, trajectories of teaching and learning This study indicates an interweaving of themes, ideas, notions of Realistic Mathematics Education and between the role of teacher and student | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de interação em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction analysis in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Uma configuração da reinvenção guiada | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: