Uma configuração da reinvenção guiada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorGarnica, Antônio Vicente Marafioti-
Autor(es): dc.contributorCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade-
Autor(es): dc.contributorBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gabriel dos Santos e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:17:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:17:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12635-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983748-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta Dissertação tem como objetivo configurar a reinvenc¸a~o guiada por meio de aspectos apresentados por autores de textos da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica Para tanto, foram utilizados 15 livros e 61 artigos de autores da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica escritos no peri´odo de 1968 a 213 para fazer agrupamentos e construir inventa´rios Formaram-se grupos com as tema´ticas: aprendizagem, avaliac¸a~o, contexto, fenomenologia dida´tica, inversa~o antidida´tica, matematizac¸a~o, objetivo da reinvenc¸a~o guiada, papel do estudante, papel do professor, princi´pio da atividade, princi´pio da interatividade, princi´pio da orientac¸a~o, princi´pio da realidade, princi´pio de ni´veis, princi´pio do entrelac¸amento, trajeto´rias de ensino e aprendizagem Este estudo permitiu evidenciar um entrelac¸amento entre temas, ideias, noc¸o~es da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica e entre o papel do professor e do estudante-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation aims to set the guided reinvention using aspects presented by authors of Realistic Mathematics Education texts To this end, we used 15 books and 61 articles by authors from the Realistic Mathematics Education, written in the 1968-213 period to build clusters and inventories There were formed groups with the following themes: learning, assessment, context, didactic phenomenology, antididactic inversion, mathematization, goal of guided reinvention, student’s role, teacher’s role, activity principle, interactivity principle, guidance principle, reality principle, level principle, intertwinement principle, trajectories of teaching and learning This study indicates an interweaving of themes, ideas, notions of Realistic Mathematics Education and between the role of teacher and student-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de interação em educação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de conceitos-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectInteraction analysis in education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectConcept formation-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleUma configuração da reinvenção guiada-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.